terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A história e o valor de uma das semanas de moda mais importantes do mundo

Eu aqui falando sobre São Paulo Fashion Week e bem, muitas pessoas nem sabem da onde surgiu tudo isso né?.
Teve sua origem nos anos 90 e seu criador, o Paulo Borges, afirma que o embrião dessa semana de moda era o Phytoervas Fashion.
Antes do Brasil ser reconhecido internacionalmente pelos seus grandes estilistas e suas modelos espetaculares, ele seguia as tendências europeias e não tinha um mercado consumidor e produtor de moda específica. Tudo era muito copiado e faltava acima de tudo investimento em grandes produções.
No ano de 1996, com o mercado aumentando e as criações assumindo um estilo próprio, o evento mudou para Morumbi Fashion. Na mesma época ocorreu o boom de modelos como Giselle Bündchen, Isabeli Fontana e também de estilistas cada vez melhores em suas criações, como Gloria Coelho, Ricardo Almeida e Reinaldo Lourenço. É importante ressaltar que com a abertura do mercado interno no Governo Collor para as importações, houve a necessidade de investimento em tecnologia para combater então a entrada de produtos de outros países.
O nome SPFW começou a ser usado em 2001 e desde então é um dos mais importantes eventos de moda do mundo inteiro. Está entre as semana mais disputadas. É também um movimento que respeita toda uma cadeia de criação e de produção, como estilistas, maquiadores, modelos e backstage de um modo geral.
Com 16 anos de existência o evento é apresentado em Janeiro com a coleção de outono/inverno e em julho com a coleção de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!