quarta-feira, 15 de abril de 2020

As opções passadas que nos levam ao hoje


"Algumas mulheres escolhem seguir os homens, e outras escolhem seguir seus sonhos. Mas lembrem-se que sua carreira jamais acordará de manhã e dirá que não te ama mais". (Lady Gaga) 
Reproduzi a frase para o caso de perder a imagem.

Esta mensagem nunca fez tanto sentido para mim. Estou cumprindo o isolamento em casa, com minhas gatas. Venho, trabalho 2 dias seguidos e volto para casa. Graças a Deus que sigo com meu emprego e tenho conseguido me manter, inclusive emocionalmente, bem. 
No começo eu surtei bastante, chorei bastante, achei que ficar em casa, mesmo sendo apenas 2 dias seriam péssimos. Aí percebi que 2 virariam 5, caso emendasse com o fim de semana e com todos os feriados. Achava isso de ficar em casa algo completamente non sense, porque sempre na minha concepção casa era para dormir. 
Mas aí hoje apareceu esta frase no meu Facebook e eu comecei a pensar no tanto de gente, e eu digo gente, não divido aqui em homem ou mulher, que está neste momento vivendo a pior fase de sua vida. Pessoas que perderam seus empregos. Que não tem o quê comer em nenhum momento do dia. Que precisam cumprir esse isolamento, mas não fazem ideia de como será de fato, porque não existe nenhuma perspectiva. 
Homens que não tem como manter suas casas, sua família, dar o quê comer para um filho, 2, 10.
Mulheres que são chefe de família mas que não tem um pão com água. Mulheres que até tem, mas que estão vivendo seus pequenos infernos com companheiros violentos. 
Homens e mulheres que tiveram seus mundos revirados, e não sabem como será amanhã. 
Gente vivendo na rua. No frio. Na sujeira. Crianças que provavelmente não chegarão à idade adulta. 

E aí que eu peço por nós, "favorecidos", que podemos ir e vir, com nossas mínimas garantias, com o emprego e com as tarefas normais mesmo em casa. E aí sim eu penso em mim como mulher, e penso nas várias mulheres que hoje vivem de seu próprio sustento, que se organizaram para viver esse momento em paz. Que podem decidir se querem um vinho, uma live ou apenas dormir. Sem dar satisfação, sem pressão de uma relação. 

Agradeço a Deus pelas minhas conquistas. Elas nunca fizeram tanto sentido. Chego em casa, consigo dormir sem ninguém ao meu lado me cobrando, me questionando, me pedindo coisas que muito provavelmente eu não vou querer. Agradeço pelas vezes que resolvi economizar um pouco, que resolvi ficar em casa, que eu trabalhei também em algum evento. Tudo isso me preparou, bem ou mal, para estes dias ou meses em casa. 

Do fundo do meu coração, eu desejo isso para todos. Em especial para cada mulher neste mundão. Que elas possam viver sem medo, dentro de suas casas, com o melhor conforto possível, com comida na mesa, com relações felizes. Que seja realmente um momento de renovação e aprendizado.

Ao mundo inteiro. Paz. 

Que esse vírus vá embora...