terça-feira, 16 de julho de 2019

Divã do Bolshaia: você gostou do meu cabelo?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Precisamos falar sobre cabelo curto, cabelo grande, cabelo crespo, arredondado, colorido... na verdade, falar sobre respeito. O cabelo é só o pontapé. 
Falar sobre respeito, sobre parar de criticar o outro pelas suas escolhas pessoais. 
Estou aprendendo na marra a me entender e me posicionar sem ferir o outro. Sobre não opinar se não me é solicitada opinião. Saber ouvir sem questionar, em silêncio. Não que o outro tenha razão, mas e a minha razão, ela existe?
Digo isso principalmente porque quem me acompanha na vida sabe que eu pintei meu cabelo todo de loiro. Sei que foi um choque, primeiro para mim. Muitas pessoas gostaram e obviamente outras odiaram. Algumas falaram, outras silenciaram. Para algumas eu questionei sinceridade e mais da metade disse que sim, gostou. Outras não emitiram opinião, por pensarem como eu ando pensando: se ela está bem, eu também estou bem. Ou apenas para evitar desgaste 
Agora, sinto que algumas pessoas até se afastaram de mim. Não sei o que aconteceu, muito menos se foi por conta do cabelo. Tento não pensar muito sobre, até porque finalmente ando muito focada nos meus problemas, eles sendo graves ou não. 
O que quero dizer efetivamente é que tenho usado uma frase nos últimos meses que é: "estou muito velha para isso". E é isso que ando sentindo, que ando muito velha para me preocupar com tanta coisa externa ao meu coração, à minha mente e ao que desejo. Escolhi focar em meu trabalho, em meus eventos, meus pais e meu sono, que é sempre muito confuso. Tenho me mantido em silêncio, domingo por exemplo, fiquei o dia praticamente fora de conexão com o mundo. Estou aprendendo a me respeitar, em todos os sentidos, para entender que o tempo do outro, a escolha do outro e o outro de uma forma bem ampla, desde que não mate ou roube, merece todo meu humilde respeito por tudo que ele faz por si, em primeiro lugar.
Então, se o outro pinta o cabelo, tatua o olho, usa regata no frio ou se relaciona com um unicórnio, tem todo meu respeito. E estamos conectados nessa loucura da vida e o que eu puder fazer para tornar nosso ambiente melhor, eu farei.
E você? Respeita ao próximo de fato? Ou só finge?