domingo, 25 de novembro de 2007

Aff! Quanta babação por este bandido!

MS: preso, Beira-Mar é leitor voraz de best-sellers
Graciliano RochaDireto de Campo Grande
O homem acusado pela Polícia Federal (PF) de comandar o tráfico de drogas no Rio de Janeiro mesmo atrás das grades é um leitor voraz de best-sellers. No Presídio Federal de Campo Grande (MS), onde está desde 25 de julho, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, lê dois livros por semana, assiste filme, joga futebol, damas e dominó.
A leitura, o esporte e a recreação fazem parte dos programas de ressocialização freqüentados pelo traficante, considerado pelo secretário nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, como "irrecuperável". A declaração de Biscaia veio logo depois que a PF prendeu 11 pessoas - entre elas a mulher de Beira-Mar, Jaqueline Alcântara de Morais - acusadas de controlar uma organização criminosa a partir de ordens recebidas de Beira-Mar durante as visitas ao presídio.
O traficante recebe toda semana cinco livros da biblioteca da prisão. Com o ensino médio concluído, o traficante tem freqüentado páginas com histórias que contrastam com sua fama de violento.
Desde o período de isolamento iniciado no ano passado, no presídio de Catanduvas (PR), ele desenvolveu gosto pelas paisagens idílicas do Afeganistão pré-invasão soviética, descritas pelo escritor Khaled Hosseini - de quem já leu os best-sellers O Caçador de Pipas e Cidade do Sol.
As grades também não isolaram Beira-Mar do fenômeno de vendas O Código Da Vinci, de Dan Brown. Ele também leu Anjos e Demônios, do mesmo autor. Na lista de livros lidos recentemente constam ainda Quando Nietzsche Chorou, de Irvin Yalom, e a autobiografia do publicitário e apresentador Roberto Justus Construindo uma Vida - Trajetória Profissional, Negócios e O Aprendiz.
"Ele é um dos que mais lêem aqui. Desde Catanduvas já leu quase tudo do Sidney Sheldon", contou um funcionário do Presídio Federal de Campo Grande, que tem acesso aos arquivos das bibliotecas dos dois presídios. Na lista consta ainda uma edição anotada do Código Penal Brasileiro.
Comédias românticas O regime dos presídios federais é considerado o mais duro do País. Os presos passam em média 20 horas por dia nas celas e só deixam o isolamento para receber visitas de parentes e advogados ou para o convívio com outros presos, que acontece somente no banho de sol - com duração de três horas - ou em sessões de cinema.
Uma vez por semana, os presos podem assistir a um filme escolhido pela coordenação de tratamento da direção do presídio. Nada de guerra ou conteúdo político. Beira-Mar tem visto filmes que inspiram ternura. Na última quarta, véspera da Operação Fênix, assistiu a comédia romântica O Casamento Grego. Uma semana antes, viu Do que as Mulheres Gostam, outro filme do gênero "água-com-açúcar" estrelado por Mel Gibson.
As segundas e sextas-feiras, Beira-Mar costuma jogar futebol durante o banho de sol. No banho de sol das terças-feiras, mata o tempo em partidas de damas ou dominó com os outros presos. Não joga xadrez.
O traficante conversa com advogados às segundas, terças e quintas por uma hora e recebe parentes por três horas na sexta-feira. São nestes momentos, segundo a PF, que Beira-Mar comandaria o crime.
Redação Terra

Que lindo né?....Ele está melhor que muitos por aí. Um traficante chique e culto, isso é importante para não ser passado para trás dentro da própria cadeia!.