quarta-feira, 22 de junho de 2011

Economizar àgua e luz: a dica de "decoração" da semana

Ontem assistindo à novela Vale Tudo me deparei com uma cena interessante do núcleo de jornalistas. Eles debatiam sobre uma pauta que poderia ser interessante e a sugestão foi falar sobre economizar luz. E alguém comentou que seria impossível, pois brasileiro detestava esses temas sobre como não gastar ou como cuidar do Planeta e que isso era tema de europeu, que mesmo sendo um Continente rico, sabia como economizar.
O ano da novela é 1989 e hoje, muitos anos depois observamos que graças a Deus isso mudou muito. O Brasil melhorou e é claro, hoje temos muito mais consciência da necessidade que temos de ajudar o mundo com pequenas economias e a moda é a Sustentabilidade. Acho que é um tema que pegou e alcançou todos os países. De um modo geral, hoje somos muito mais amantes do Planeta Terra, embora, ainda haja muita coisa a ser feita.
E parei para refletir o que eu faço para contribuir e percebi que não são grandes passos, mas acho que o fato de eu escovar os dentes com a àgua desligada, ou lavar a louça toda para depois jogar àgua; desligar o choveiro enquanto passo sabonete, ou tomar banhos mais rápidos e principalmente, apagar as luzes que não estão sendo utilizadas; é de certo modo uma consciência mais ecológica e pode não surtir grandes efeitos, mas já me deixa muito aliviada. E tem a atitude de não comprar muita tralha, não acumular itens sem utilidade. Parei até de comprar sapatos e quando faço isso, elimino àqueles que ou não uso ou não gosto. Doar também é uma forma bacana de contribuição.
Aprendi que não basta ter flores e casa linda, tem que economizar tanto o nosso dinheiro, quanto a nossa àgua, nossa luz e até no gasto com lixo, acúmulos e sujeira.
Fica a dica da semana. Não é sobre decoração, mas o que adianta ter uma casa super bem decorada, se dentro de nós não existe o bom senso e o cuidado com o futuro. Não é mesmo?.
Reflita você também: o que você faz para ajudar o planeta a sobreviver?.
Um beijão!