sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Comentário infeliz!!!

Não acredito que em meu horário de almoço, o horário que eu mais prezo, tive que ouvir um comentário, que em outros tempos, acabaria com o meu dia.
A contratação de funcionários em minha empresa é feita por duas empresas. Em uma das empresas o número de funcionários contratados é maior que na outra. Até aí tudo bem. O fato é que um dos funcionários, que é da empresa diferente da minha, veio jogar em minha cara que ele foi recontratado e eu ainda não sei se serei. Até aí tudo bem, eu não sei mesmo se serei recontratada. Só que ele soltou o infeliz comentário que eu não tenho capacidade de passar no concurso da empresa, caso ele venha acontecer ano que vem.
Párei e pensei: se eu dou uma resposta grossa fico por baixo. Apenas sorri e entreguei ao meu coração a vontade de querer passar neste concurso com humildade e perseverança.
Ao longo de minha carreira, que começou basicamente há 3 anos, eu escutei de tudo. Como vendedora eu também escutei que não teria capacidade de enfrentar a correria e a luta que é vender. E observando todos esses poucos anos eu sei que sou capaz de qualquer desafio.
Porque se de alguma forma eu aprendi russo, posso aprender qualquer coisa.
Digo isso porque mesmo de brincadeira, subestimar a capacidade alheia é uma ato muito feio.
Um fato:
Quando fui trabalhar na loja eu nunca havia vendido nada. Trabalhava na época num escritório de contabilidade e estava desesperada com uma dor de ouvido. Fui ao otorrino que ao fazer a pergunta chave que era a onde eu trabalhava e ouvindo minhas lamentações (pois o dono da empresa me chamava de burra e etç), me ofereceu um emprego de vendedora. Era uma segunda-feira. Voltei na terça para fazer a entrevista com a esposa dele, oficialmente a dona da loja. E comecei a trabalhar n a quarta-feira à tarde.
Ao chegar lá fui recebida pela gerente. Fazia um frio em Brasília e chovia. Nunca me esqueço. Ela me recebeu aparentemente simpática e quando nos sentamos no estoque ela falou :
_ Não sei porque a fulana te contratou, mas eu sei que você ficará apenas um mês.
Nunca me esqueci dessa frase. Levantei e comecei a trabalhar como se nada tivesses acontecido.
Certo dia , menos de um mês depois de começar a trabalhar na loja, enquanto estava em minha aula de inglês, recebo uma ligação da dona da loja me perguntando se eu poderia dobrar no dia seguinte. Eu disse que sim e ela me explicou que havia acabado de demitir a gerente.
Sim , a gerente que há menos de um mês havia me ameaçado, que em menos de um mês havia sumido com documentos do caixa (porque além de vender eu era caixa), para me culpar.
Continuei minha vida e quando completei um ano, ela apareceu na loja para comprar um presente. Conversa vai e conversa vem, eu apareço na loja e a ex-gerente faz uma cara de espanto. Eu viro e digo:
_ Surpresa em me ver?. Pois é para quem ficaria menos de um mês, fazer um ano é superar qualquer espectativa né?.
Nunca mais a vi e hoje estou aqui, superando todos os desafios profissionais e pessoais e construindo meu futuro, que só dividirei com quem realmente merecer, que no caso são meus pais e um par de amigos que me incentivam e acreditam em mim de verdade.
Falei demais.Fiquei p........ com o que ouvi. Precisava desabafar.