quinta-feira, 21 de maio de 2020

O respeito à próxima!

"Como Mulheres, temos todas que apoiar umas as outras" - Michelle Obama.

O Jornal Capital em Foco tem em sua live hoje a Delegada Jane Klébia e falaremos sobre "A linha de frente da Segurança. Enfrentamento aos crimes domésticos em cenário de pandemia"

E achei essa frase da Michelle e tudo fez sentido. E de repente, em mais um dia, me pego pensando nas mulheres espalhadas pelo mundo que estão não só passando necessidade, mas estão além de toda dureza da vida, sofrendo violência doméstica. 

Acho isso tão injusto. Me doi tanto quando penso nisso. Quando imagino que neste momento onde deveríamos estar todos nos acolhendo no amor, tem gente que tem espaço no coração para odiar o outro, para desejar o mal, para semear a discórdia, a competição, a infidelidade, a deslealdade, o rancor e principalmente, gente que fere o outro fisicamente. Quando esse outro é uma mulher, eu realmente não consigo me acalmar. Falta o ar em um nível que acho que estou com o corona.

Se tem algo que esse isolamento está me ensinando é pensar no outro. E a chave virou efetivamente quando soltei a frase infeliz que me distanciou uma grande amiga. Contei isso aqui: https://bolshaia.blogspot.com/2020/05/pedido-de-desculpas.html

Estou aprendendo que a dor do outro é diferente da minha, mas não significa que seja menor. Que tem muita gente sofrendo de verdade, não esse meu sofrimento. Tem gente passando fome. Desempregado. E como a maioria da população é composta por mulheres, sim, estou ainda mais aprendendo a respeitar a minha companheira do lado, mesmo que eu não a conheça. Porque só ela sabe o quê tem sido difícil para ela. 

O que eu quero hoje, é reafirmar meu comprometimento em respeitar o outro. Parar de exaltar os defeitos do outro. Sou humana e não sou Deus. Quero somente ser apoio e colo quando alguém precisar de mim. Parar com essa competição invisível entre nós, mulheres, porque somos todas feitas de lutas, de muitas batalhas diárias e de sobrevivência ao machismo, ao desrespeito, ao racismo e a homofobia. 

Em orações diária por você mulher brasileira, independente de classe social, de quanto ganha ou deixa de ganhar, cor, credo e sexualidade, porque eu sei que você pode estar neste momento sofrendo algum tipo de violência e precisa de muita coragem para sair dessa. E vai sair! Conte comigo!