Semana passada eu fui ao evento das Secretárias e Secretários do DF, na minha antiga faculdade, a UPIS e relatei de forma bem breve tudo o que aconteceu lá né?.
Uma semana depois resolvi falar sobre alguns pontos que observei, aproveitando a fase de minha vida profissional em que venho sendo desafiada a ter paciência e a refletir sobre o que é ser Secretária para mim.
E para mim o evento se resume em uma frase que foi dita lá, que é: "A realidade está aberta à revisão" - Deepak Chopra.
Pois é.
Sou super à favor de palestras motivacionais, mas ao mesmo tempo acho bem cansativo, por isso, procuro sempre alguma frase de efeito.
E essa frase citada bateu lá na minha alma. Porque hoje, sinceramente, sei do fundo do meu coração, que a minha realidade é diferente da que eu sonhei há algum tempo e digo isso profissionalmente. Aí lembrei de outro tópico interessante do evento que foi a diferença entre: qualidade de vida X vida de qualidade. Ele argumenta que é preciso estar atento à estas diferenças e verificar até que ponto o que queremos, desejamos e lutamos para alcançar acaba nos proporcionando um estrago na vida, de um modo geral.
Ele disse algo pelo qual eu gostaria de viver, que é fazer do trabalho um complemento da felicidade e não a única forma de ser feliz. Não é a minha única forma, mas é algo que tem me deixado maluca. As vezes, não, na verdade é isso que acontece, a gente espera demais para decidir, mudar ou chutar o saco de alguém, esperando que àquele momento, que nunca chega, seja o nosso momento.
Mas vou confessar: eu tenho tentado evoluir. Faço francês, dou minha aula de russo, aprendo a fazer mil coisas e tenho uma agitação interna muito doida e eu sempre preciso extravazar isso e só posso extravazar quando Marido estudar. Pode não ser o principal motivo, mas o fato dele não estudar, me incomoda bastante. Por isso tenho que esperar.
Tá eu sei que eles comentaram também que é preciso parar com a miania de se sabotar. Então é meditar na seguinte frase:" não espere desculpas". Não espere para amanhã. O que pode ser feito hoje, para que seu trabalho renda amanhã e você possa ter uma vida mais com qualidade, é preciso antes de tudo imaginar, depois planejar e finalmente, mesmo que da forma mais difícil, realizar.
Já realizai muitos sonhos. Ser Secretária não era um sonho ainda, há 6 anos. Era o que eu tinha para àquele dia.
Hoje, apesar dos pesares normais em qualquer lugar que trabalhemos, o mais importante é se motivar, acreditar em si, procurar evoluir, se aperfeiçoar, lutar muito pelo que se acredita e ter muita fé.
Por isso, seja você Secretária ou não, pense me você. Faça de sua vida profissional, não uma necessidade vital, mas o meio pelo qual você consegue ser feliz e ter prazer. E não se sabote. Faça.
Beijos e uma ótima quinta!