Eu sei minha querida leitora que emagrecer é chato né? Eu sou magra, mas se eu não me policio eu acabo engordando mesmo! Talvez a intolerância à Lactose não vá autorizar, mas em todo caso mantenho um olho sempre aberto.
O fato é que ultimamente eu tenho meio que chutado o balde e comido tudo o que me diz respeito, mas o resultado tem sido cada vez mais desastroso. Os resultados dos meus últimos exames mostram deficiência de várias vitaminas que eu até recebia uma vez ou outra com o leite, mas que agora ficaram completamente de fora de minha vida.
Daí fui pesquisar alimentos que ajudem nesta reposição de vitaminas, até porque não quero investir em remédio, ainda que, fitoterápicos.
Uma deficiência grave em minha vida é a de vitamina B12 - um dos componentes mais necessários para cuidar bem de hemácias (glóbulos vermelhos), das células nervosas. Ela é importante na formação de DNA.
A deficiência desta vitamina gera fraqueza nas mãos e pés, perda de memória, sonolência ou insônia, dores de cabeça, depressão e a pessoa pode vir a perder peso, ter náuseas e fadiga.
Beneficios que a B12 traz à nossa saúde:
Ela potencializa a resistência; ajuda no controle de triglicéridos (bom funcionamento do coração); reduz o nível de colesterol;ajuda no tratamento da anemia falciforme; é eficaz no tratamento de Alzheimer; faz parte do tratamento de várias formas de anemia, como anemia perniciosa e anemia megaloblástica. Esta vitamina ajuda a repor o que se perdeu de uma substância chamada de fator intrínseco, que é de grande valor para a normalidade do sangue; auxilia no tratamento de câncer de mama e por aí vai.
Alimentos super ricos em vitaminas B12
1. Ovos
A porção amarela de um ovo de galinha contém grandes quantidades de vitamina B12. Os Ovos de ganso e ovos de pato também fornecem quantidades significativas de vitamina B12.
2. Queijo
Embora nem todos os tipos de queijo são ricos em vitamina B12, o queijo suíço, parmesão, mussarela e queijo Feta, todos contêm vitamina B12.
3. Carne
Lombo e costela contêm vitamina B12.
4. Cordeiro
Um pedaço cortado de ombro de cordeiro pode fornecer com mais de 60 por cento da dose diária recomendada de vitamina B12.
5. Marisco
Se comidos crus, cozidos ou grelhados, os diferentes tipos de crustáceos, como ostras e mexilhões estão carregados com vitamina B12.
6. Caviar
Embora normalmente só come caviar como um enfeite para um prato maior, as ovas de peixe podem fornecer mais de 10 vezes de vitamina B12 do que os ovos de galinha!
7. Frutos do mar
O Peixe, caranguejos, lagostas e polvos são apenas alguns dos alimentos que são ricos em vitamina B12. Eles podem não ser alimentos de todos os dias, mas você deve tentar encontrar formas criativas para incorporá-los em sua dieta, se você é deficiente em vitamina B12.
8. Leite
Esta pode ser a maneira mais simples de adicionar a vitamina B12 à sua dieta. Você também pode matar dois pássaros com uma pedra por encontrar vitamina B12 em cereais fortificados que você gosta. Isto irá complementar a vitamina B12 em seu corpo e ajudá-lo a consumir a dosagem diária adequada de vitamina B12.
A deficiência de vitamina B12 é um problema sério neste país. Se você está sofrendo de cansaço, problemas de concentração, memória fraca, irritabilidade, depressão, você pode estar sofrendo de deficiência de vitamina B12. Problemas para dormir e os períodos de mania e psicose também podem acontecer devido à deficiência de vitamina B12.
Se você acha que poderá estar sofrendo de deficiência de vitamina B12, consulte o seu médico imediatamente ou tente completar sua dieta com mais vitamina B12.
Muitas Dietas vegan também costumam resultar em uma deficiência de vitamina B12, por isso, se você é um vegan praticante, encontre formas de incorporar mais vitamina B12 em sua dieta através de suplementos. Comer um desses oito alimentos irá ajudá-lo a obter sua vitamina B12.
Eu tenho passado por um momento complicado pois além de não poder tomar leite e nem seus derivados, eu não estou comendo carne vermelha. Por isso, decidi procurar uma endocrino para uma orientação com relação ao caminho que devo seguir agora. Também retornarei à gastro e com certeza terei que retornar à nutricionista e assim minha gente, tentar viver um pouco melhor.
O importante é sempre procurar um médico antes de dietas radicais. Eu perdi 25 kilos e cheguei a pesar 37, tudo sem nenhum acompanhamento, sem nenhum cuidado. E qual o preço que eu pago?
Não vale a pena, acreditem em mim.
Beijos e beijos!