sábado, 6 de abril de 2013

Sobre a vitamina B12


Vitamina B12

Eu sei minha querida leitora que emagrecer é chato né? Eu sou magra, mas se eu não me policio eu acabo engordando mesmo! Talvez a intolerância à Lactose não vá autorizar, mas em todo caso mantenho um olho sempre aberto.
O fato é que ultimamente eu tenho meio que chutado o balde e comido tudo o que me diz respeito, mas o resultado tem sido cada vez mais desastroso. Os resultados dos meus últimos exames mostram deficiência de várias vitaminas que eu até recebia uma vez ou outra com o leite, mas que agora ficaram completamente de fora de minha vida.
Daí fui pesquisar alimentos que ajudem nesta reposição de vitaminas, até porque não quero investir em remédio, ainda que, fitoterápicos.
Uma deficiência grave em minha vida é a de vitamina B12 -  um dos com­po­nentes mais necessários para cuidar bem de hemá­cias (glóbu­los ver­mel­hos), das célu­las ner­vosas. Ela é importante na formação de DNA.
A deficiência desta vitamina gera fraqueza nas mãos e pés, perda de memória, sonolência ou insônia, dores de cabeça, depressão e a pessoa pode vir a perder peso, ter náuseas e fadiga.
  
Beneficios que a B12 traz à nossa saúde:
Ela potencializa a resistência; ajuda no controle de triglicéridos (bom funcionamento do coração); reduz o nível de colesterol;ajuda no tratamento da anemia falciforme; é eficaz no tratamento de Alzheimer; faz parte do trata­mento de várias for­mas de ane­mia, como ane­mia per­ni­ciosa e ane­mia mega­loblás­tica. Esta vit­a­m­ina ajuda a repor o que se perdeu de uma sub­stân­cia chamada de fator intrínseco, que é de grande valor para a nor­mal­i­dade do sangue; auxilia no tratamento de câncer de mama e por aí vai.

 Alimentos super ricos em vitaminas B12
1. Ovos
A porção amarela de um ovo de gal­inha con­tém grandes quan­ti­dades de vit­a­m­ina B12. Os Ovos de ganso e ovos de pato tam­bém fornecem quan­ti­dades sig­ni­fica­ti­vas de vit­a­m­ina B12.
2. Queijo
Emb­ora nem todos os tipos de queijo são ricos em vit­a­m­ina B12, o queijo suíço, parmesão, mus­sarela e queijo Feta, todos con­têm vit­a­m­ina B12.
3. Carne
Lombo e costela con­têm vit­a­m­ina B12.
4. Cordeiro
Um pedaço cor­tado de ombro de cordeiro pode fornecer com mais de 60 por cento da dose diária recomen­dada de vit­a­m­ina B12.
5. Marisco
Se comi­dos crus, cozi­dos ou grel­ha­dos, os difer­entes tipos de crustáceos, como ostras e mex­il­hões estão car­rega­dos com vit­a­m­ina B12.
6. Caviar
Emb­ora nor­mal­mente só come caviar como um enfeite para um prato maior, as ovas de peixe podem fornecer mais de 10 vezes de vit­a­m­ina B12 do que os ovos de galinha!

7. Fru­tos do mar
O Peixe, carangue­jos, lagostas e polvos são ape­nas alguns dos ali­men­tos que são ricos em vit­a­m­ina B12. Eles podem não ser ali­men­tos de todos os dias, mas você deve ten­tar encon­trar for­mas cria­ti­vas para incorporá-los em sua dieta, se você é defi­ciente em vit­a­m­ina B12.
8. Leite
Esta pode ser a maneira mais sim­ples de adi­cionar a vit­a­m­ina B12 à sua dieta. Você tam­bém pode matar dois pás­saros com uma pedra por encon­trar vit­a­m­ina B12 em cereais for­ti­fi­ca­dos que você gosta. Isto irá com­ple­men­tar a vit­a­m­ina B12 em seu corpo e ajudá-lo a con­sumir a dosagem diária ade­quada de vit­a­m­ina B12.

A defi­ciên­cia de vit­a­m­ina B12 é um prob­lema sério neste país. Se você está sofrendo de cansaço, prob­le­mas de con­cen­tração, memória fraca, irri­tabil­i­dade, depressão, você pode estar sofrendo de defi­ciên­cia de vit­a­m­ina B12. Prob­le­mas para dormir e os perío­dos de mania e psi­cose tam­bém podem acon­te­cer dev­ido à defi­ciên­cia de vit­a­m­ina B12.
Se você acha que poderá estar sofrendo de defi­ciên­cia de vit­a­m­ina B12, con­sulte o seu médico ime­di­ata­mente ou tente com­ple­tar sua dieta com mais vit­a­m­ina B12.
Muitas Dietas vegan tam­bém cos­tu­mam resul­tar em uma defi­ciên­cia de vit­a­m­ina B12, por isso, se você é um vegan prat­i­cante, encon­tre for­mas de incor­po­rar mais vit­a­m­ina B12 em sua dieta através de suple­men­tos. Comer um desses oito ali­men­tos irá ajudá-lo a obter sua vit­a­m­ina B12.
Eu tenho passado por um momento complicado pois além de não poder tomar leite e nem seus derivados, eu não estou comendo carne vermelha. Por isso, decidi procurar uma endocrino para uma orientação com relação ao caminho que devo seguir agora. Também retornarei à gastro e com certeza terei que retornar à nutricionista e assim minha gente, tentar viver um pouco melhor.
O importante é sempre procurar um médico antes de dietas radicais. Eu perdi 25 kilos e cheguei a pesar 37, tudo sem nenhum acompanhamento, sem nenhum cuidado. E qual o preço que eu pago?
Não vale a pena, acreditem em mim.
Beijos e beijos!