quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Homenagem antecipada

Sábado papai completa 70 anos! Olha, eu estou tão nervosa, vocês não sabem o quanto! Me emociono só de pensar nisso, tipo festa de 15 anos. Nós faremos um churrasco e panz, e eu acho que será bem divertido. Inclusive baixei um monte de músicas legais para darmos uma agitada no babado.
E eu queria homenageá-lo. Porque ele merece sabe? Papai é uma das pessoas mais influentes em minha vida e a maturidade nos trouxe uma amizade mais leve. Há muitos anos eu tinha essa revolta desnecessária só porque ele era bravo comigo e não me deixava fazer muitas coisas. Mas apesar de tudo ele pegou muito mais leve comigo do que com a minha irmã e eu acho isso bem legal. Adoro lembrar que eu conseguia engambelar meu pai, aliás, eu achava né?, porquê todo pai é muito esperto e nós nos achamos mais e isso nunca dá certo, fato!hahah. Hoje isso tudo é motivo de risada. Graças a Deus!
Papai é uma pessoa sensível. E eu admiro isso nele. Ele é grato pelas pessoas que o ajudam e dentro do que é possível ele nos ajuda muito. Ele tenta escutar primeiro para depois opinar. Aliás, ele tem opiniões muito fortes à respeito de vários assuntos, mas ele se esforça para que a verdade dele não prevaleça sobre a nossa. A frase preferida dele: "só quero ver o resultado". Ele é observador. Tem um temperamento um tanto quanto explosivo, que na verdade foi amenizando com o tempo, com os netos, e agora com os bisnetos. Tem uma risada engraçadíssima e conta a mesma piada do feijão carioquinha há anos. Tenho inúmeras cenas muito especiais em minha mente, afinal, destes 70 anos dele, estou com ele há 27 e eu fico muito feliz. Já passamos por poucas e boas juntos, principalmente em Moscou. E a cada dia eu aprendo mais e mais.
Costumo dizer que o meu processo de separação doeu mais nele do que em mim. Papai foi quem me falou que eu podia me casar com o meu ex. Ele havia pedido a Deus um sinal e Deus havia dado este sinal. Então quando ele percebeu que de certo modo tinha errado no sentimento, ele ficou muito abalado. Mas papai foi a pessoa que mais me deu força para correr atrás dos meus sonhos. Nunca interferiu. Nunca opinou de modo a me confundir ou me magoar. E foi dele uma das mensagens mais importantes que ouvi ao longo deste processo de separação: "você não precisa de homem para ser feliz. Você é esforçada. Namore se for preciso, mas não precisa ser de um modo eterno" Assim, em poucas palavras ele me redefiniu, me mostrou um novo olhar sobre àquele sofrimento intenso que eu vivia. 
Tenho uma gratidão infinita por todo esforço dele não só comigo, mas com os meus irmãos, minha mãe, com os netos, os amigos. Dedicado e trabalhador, nunca nos deixou faltar nada. Avesso ao luxo, papai me ensinou que se o que você for comprar não der para ser pago no débito é porque você não precisa daquilo. Ele faz contas à caneta melhor que muita gente. Gosta de andar cheiroso e muito bem arrumado, mas não tem muita paciência para compras. Ele é prático e objetivo e aprendi muito com ele.
Enfim. Emocionada como estou agora, peço a Deus que cuide de papai com carinho. Para que ele continue vivendo feliz, saudável, sorridente, alegre, respeitoso. Que ele realize seus pequenos e nobres sonhos e que ao lado de sua família possa se sentir bem e sereno.
O amo e o admiro por toda uma vida e temos muito mais ainda para viver juntos. 
Amém.