segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Emprego de A a Z- Fantástico domingo dia 05/08/2007

Passou no Fantástico e acho que para nós trabalhadores precisamos nos atentar e dar valor aos pequenos detalhes.

Veja, a seguir, os dez mandamentos do marketing pessoal.
1º - Liderança
Algumas pessoas têm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. “
2º - Confiança
Quando eu pergunto “Quanto foi o jogo?”, eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu não falo assim: “quanto foi?”, olhando ao redor. Essa é a pessoa em que nós confiamos.
3º - Visão
É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas idéias, uma por dia, de R$ 3. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande idéia na vida de R$ 200 milhões e perde a oportunidade de ter a pequena idéia de todo dia.
4º - Espírito de equipe
É oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. De coração aberto, quantas pessoas realmente fazem isso?
5º - Maturidade
É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. “Ele prefere conversar e não resolver em discussão”, diz o repositor de loja William Matias. “Um ajudando o outro é que a gente vai ser uma equipe melhor”, acredita o repositor de loja Antônio Raimundo Nascimento.
6º - Integridade
É fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente. Pesquisa instantânea de opinião: quem nunca foi prejudicado na carreira? Quem tem vontade de prejudicar alguém? Qual das duas perguntas que eu fiz mostra falta de integridade? A segunda? Se eu tiver o desejo, assim, de me vingar, isso mostra a minha falta de integridade? Não. O desejo não mostra. É por isso que nós temos sentimentos, nós temos emoções e, muitas vezes, no trabalho, nós temos que guardar isso para a gente mesmo. Eu, sinceramente, tenho vontade atropelar um monte de gente, mas eu não vou fazer isso.
7º - Visibilidade
Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para uma tarefa. O que eu me lembro nos últimos 25 anos da minha vida corporativa, todo mundo que levantou a mão quando eu pedi um voluntário, hoje, ou é gerente, ou é diretor, ou é presidente de empresa. Impressionante.
8º - Empatia
É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros. “Foi o Emerson. Isso foi ontem ainda. Ele montou lá na frente da loja uma exposição de brinquedos que foi muito lindo mesmo. Elogiei, elogiei na hora”, disse o fiscal de loja Enedino dos Santos.
9º - Otimismo
Não é um otimismo burro, mas um otimismo com causa. A pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são.
10º - Paciência
Isso é o que mais acontece com jovens recém-formados no mercado de trabalho. Normalmente, uma pessoa com excelente formação acadêmica entra em uma empresa e, seis horas depois, já está começando a pensar por que ela não foi promovida. De todas as qualidades que nós podemos ter, a paciência é, talvez, a que se a gente não tiver, vai nos prejudicar mais.

Respeito ao Brasil!

Ontem foi dia de chorar. Resolvi assistir ao filme: Diamantes de sangue. Adorei a atuação cínica de Leo di Caprio e o Djimon foi perfeito. Enfim, fiquei pensando em como deve ser difícil morar num continente como a Africa. Pensei nas milhares de crianças sem pais, mães sem filhos, famílias desfeitas pela fome, Aids e pelas guerras. Pensei em como poderia ajudar, mas ao mesmo tempo percebi que é muito difícil o desapêgo a nossa vida comôda e moderna, enquanto vidas se perdem pela ganância, pela falta de compreensão. E chorei. Chorei porque me senti vazia e pequena, chorando as vezes por motivos tão idiotas, e semelhantes meus morrem dia- a- dia sem que eu nada faça.
Depois assiti a uma reportagem das famílias de Ohio, cidade que enviou civis para a guerra no Iraque. Entre lágrimas e desespero o orgulho de representar a nação no que eles chamam de ataque ao terrorismo. Para mim terrorismo é o que eles fazem com seus filhos, com suas esposas. Lutam por uma causa que no fundo parece não ter solução, enquanto suas crianças perdem pais, pais perdem seus filhos ainda jovens com todo um futuro pela frente. Tudo isso parece tão injusto. Eu não consigo entender a lógica da situação, não consigo aceitar a vida como ela é.
E depois de ver tanta morte, vi ontem a bondade do povo brasileiro. A história do garoto que foi jogado sem motivo algum de uma ponte por um andarilho. O garoto foi salvo por um engraxate que vendo o desespero da avó que não sabia nadar se jogou sem olhar e nem pensar nada e o salvou. Aí rebato à críticas de que o povo brasiliero é podre. Sim eu detesto a política e o esporte deste país, mas o povo humilde, que trabalha, que acredita, merece sim todo meu respeito e gratidão. Porque uma vida é feita de bondade e dedicação.
Falo isso porque tenho um conhecido, que foi passar férias na Europa e meteu a lenha em nosso país. Fiquei triste e levei para o lado pessoal sim, porque aqui vivem as pessoas que eu amo, meus familiares, meus amigos, minha vida, não gosto de ver pessoas cuspindo no prato que comem. Eu também tenho vontade de morar na Europa, para estudar o berço da civilazão, para conhecer todas as culturas e para dessa forma tentar ajudar o meu país. E não acabar com ele. Eu sou grata a Deus pela oportunidade de ter nascido num país tão lindo, de pessoas boas e felizes, que não se entregam, que não deixam de acreditar em si mesmas e trabalham. Não digo o mesmo dos políticos e ladrões, nem dessa guerra sem fim nos morros do Rio. Eu sou brasileira e sou feliz por isso. O meu país merece respeito.............
Uma ótima semana meus irmãos!!