quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Como lidar com o fim de uma amizade



Dia desses uma grande amiga comentava o distanciamento de uma amiga dela de anos à fio.
E conversa vai, conversa vem, eu falei o seguinte: "uma amizade desfeita é como casamento desfeito"
Para mim essa é mais pura verdade. Ok, que seria exagerada a comparação diante do número de amigos que muitas vezes temos e que muitas vezes perdemos ao longo da caminhada, mas pensar desta forma, embora dolorosa, ajuda a encarar o problema com mais naturalidade, evitando um sofrimento eterno.
E daí para variar, fui fazer uma reflexão sobre este tema muito importante. Lembrando que estamos falando aqui de amizades sinceras, daquelas onde existe uma troca de confiança profunda.
Machuca muito imaginar que aconteceram vários momentos lindos e felizes e que também àquela pessoa abriu o coração em vários aspectos delicados e que você também em várias situações acabou confidenciando algum item de sua vida a quem você não contaria por nada.
Daí de repente, essa pessoa se afasta, sem mais nem menos, ou também  as vezes nós mesmos queremos o distanciamento. As vezes com motivo, as vezes sem motivo.
O impacto inicial é de chateação extrema, as vezes ódio eterno e tem gente que dependendo do motivo da ruptura da amizade, vai até procurar seus direitos judicialmente.
Mas a sugestão do dia é: bola para frente. Chore, brique, xingue, mas não guarde isso em seu coração não. Acabou, ok, vamos lembrar dos momentos bons e deixar que Deus cuide do resto. Não digo que ah poxa não vou me importar. Mas o que eu sempre falo é que uma porta se fecha e 10 se abrem e isso é para todos os aspectos da vida.
Lembre-se que o mundo dá voltas, e não só para o mal não. E que não é hora de desejar o mal para àquela pessoa que naquele momento não quer mais a sua amizade. Espere, que o tempo organiza tudo e que ser for preciso a amizade será retomada e a vida voltará a ser o que era, talvez até melhor.
Aprenda com a experiência da perda, que em algum momento, coisas melhores virão.

Beijos e beijos!