quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Há 25 anos

 



Quem convive comigo sabe que eu sou a garota das datas. Mas vou além, eu costumo lembrar de cheiros, sons e gostos de momentos que aconteceram há anos. Tanto é que me lembro em vários detalhes do dia em que fui adotada. 

Hoje é um dos dias que mais marcaram minha vida: 29 de outubro de 1995, embarcava: eu, mamãe e papai. Partíamos para nossa longa jornada em uma cidade que eu pessoalmente nunca nem tinha ouvido falar. 

Era um domingo. No sábado ganhamos uma festa de despedida. Chegamos em casa às 07h. 12 horas depois saíamos de casa para o aeroporto.

Lembro efetivamente de cada sensação deste dia. Dia que se arrastou, que era de uma nostalgia, de uma tristeza infinita. A gente sabia que tinha prazo, mas o prazo era longo demais, 4 anos. 

Mas a lembrança mais impactante é a da minha sobrinha gritando: "volta Mainha" - Mainha é como ela chama a minha mãe, avó dela. 

A segunda cena impactante foi a chegada em Moscou. Era noite e já fazia frio, mas sem neve. E a sensação era de que eu iria morrer congelada, até porque não estávamos com casacos adequados. 

Mas me dei conta de que não seria de tudo ruim, porque no trajeto até o nosso futuro apartamento consegui avistar 2 Mac´Donalds. O que me contaram de lá parecia não ser tão verdade, afinal me assustaram dizendo que por lá se comia crianças no jantar (risos). 

E assim começamos a nossa jornada de desafios. Foram sim os 4 melhores anos de minha vida, mas também foram de muita dor, lágrimas e saudade. Tudo que aprendi sobre disciplina, pontualidade e respeito ao próximo, aprendi com essa gente fria, mas de um coração imenso. 

A saudade que sinto me consome todos os dias. Falo de Moscou com muito amor, é profundo, é sincero, é maravilhoso. 

Agradeço aos meus pais por me proporcionarem isso, por me ajudarem na caminhada e por terem tido muita paciência comigo enquanto estávamos lá, pois eu era um pré-adolescente bizarra e já com uma depressão sem fim. 

Mas deu tudo certo. 25 anos depois, revivo este dia, grata, feliz e pronta para retornar, em férias, para minha amada Moscou!