terça-feira, 21 de julho de 2020

Resiliência

Hoje eu participei de 2 lives com o mesmo tema: Resiliência. Acho que o Universo está me enviando sinais.

E eu finalmente entendi o que significa isso e consigo visualizar em minha vida essa total resiliência diante de meu destino. 

Conforme foi explicado, se resiliente é cair, porque isso é inevitável, e encontrar dentro de nós, a forma como nos levantaremos. Inclusive, foi usado o exemplo da mola, que foi a forma como a ciência explicou esse tema: a mola, mesmo apertada, ela volta para o seu normal. 

E assim somos emocionalmente. Somos apertados de todos os lados, mas precisamos voltar ao normal. E tirar dessa volta ao normal, as melhores lições. 

Quando eu observo o meu caminho, percebo o quanto eu tenho sido resiliente. As vezes, um pouco mais resignada, que não é o objetivo de ser resiliente. Mas tenho conseguido superar, no meio de tantos problemas, que nunca vão embora, de forma muito mais equilibrada do que imaginei.

Tem sido, claro, um dia por vez. Tem dias que eu estou mais para baixo, mas quando eu sinto isso, eu respiro mais profundamente e aceito que preciso reiniciar a informação que me incomoda, e levantar. Acredito que sou uma resiliente que fala demais, que precisa aprender a se calar um pouco mais, a julgar menos o caminho do outro. A questão tem que ser o meu caminho e a forma como eu lido com o caminho do outro. 

Acredito que todos nós temos momentos muito difíceis, e nestes últimos meses, com a pandemia, eles ficaram mais evidentes. Agora, é importante, que a gente trabalhe diariamente a autoestima, o autocontrole, o lado espiritual, porque com mau humor e com um nível elevado de depressão, infelizmente, nada será resolvido. 

Ao colocar isso de forma pessoal, eu sinto que apesar de tudo, estou colhendo deste momento, caminhos mais leves. Achei, sinceramente, que eu estaria muito mais pirada com essa pandemia. Talvez o que ainda me atrapalhe, é o medo do desemprego. E diante deste medo, estou sempre alerta, recomeçando, achando novas formas de me sentir mais segura para poder ter ao longo desta vida, do qual quero viver cada segundo, um coração mais puro, sincero e de absoluto respeito por mim, pelo meu caminho e pelo próximo. Ok, nem sempre dá muito certo, ontem mesmo eu consegui me estressar com meu notebook e bati na gata. Poderia só ter respirado e aceitado que o sistema não estava funcionando. Mas preferi perder o controle. Ou seja, tenho um longo caminho pela frente. 

Ser resiliente não é aceitar tudo, não é se deixar levar pelo que o outro acha e deixar como está. Você, e eu, precisamos olhar para nós mesmos, com mais carinho, mesmo que tenhamos mil defeitos e mil momentos de desespero. E em momentos de muito desespero, medo, insegurança e vontade de sumir, encontrar a maneira ideal e segura de retomar o caminho. Resolver uma coisa por vez. Não agir por impulso. Não perder aquela luz. Não perder a solução do problema. 

Sejamos o equilíbrio: nem bobos demais, nem sonhadores demais, nem perseverantes demais, confiantes demais, duros demais, tristes demais, resignados demais, reclamões demais... Tudo demais, já dizem, é veneno. Aceitemos o problema, a dor, o desespero, a perda, a queda... Mas aceitemos também a nossa capacidade de voltarmos ao nosso estados mais leve, mais normal, como a mola. 

Desejo que você consiga se descobrir resiliente. E aproveitar a caminhada para construir seu caminho de uma forma mais leve, divertida e criativa. 

Vai dar tudo certo.