quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Vale a pena ser honesto

Estava indo para a faculdade segunda-feira, quando vejo um caderno caindo de um carro. Fui lá peguei e vi que era um caderno novinho, usado apenas uma página e continha endereço de e-mail e telefone. O caderno era lindo, cheio de anjinhos e adesivos. Eu até poderia ter ficado com ele, pois creio que a dona nunca saberia. Mas eu liguei para ela e avisei que estava com seu caderno e que ela poderia pegar em meu serviço. Ela agradeceu e ponto.
Uma pessoa disse que eu havia sido besta porque ao final ela não me agradeceu como deveria e que ser honesto demais nem sempre é bom. Mas eu respondi que quem não é honesto no pouco não será no muito. E ele falou ainda que a gente sempre espera que as pessoas nos agradeçam pelo que fazemos. Mas eu não sou assim. Já fui muito de guardar rancor, de esperar que as pessoas me devolvessem tudo que eu dava. Percebi que o ser humano de verdade faz como São Francisco: ama sem ser amado, compreende sem ser compreendido, dá sem esperar receber e o faz de coração, não para aparecer diante da sociedade como o bonzinho da vida.
Assim sou eu. As vezes eu me encho quando alguém me agradece, quando alguém me faz sentir importante, mas logo reflito que não é esta a minha função neste mundo. Não é fácil ser humana sem querer o troco, mas é um esforço que vale a pena, você se doar e ser feliz.
Claro que em matéria de relacionamento amoroso eu sempre me ferro. Me dou mais do que o necessário e obvio nunca sou correspondida. Até fui uma ou duas vezes, mas a porrada foi tão grande que não consigo me lembrar de quando recebi todo amor que dei. Mas aprendi a superar e a acreditar que quando for amor de verdade tudo caminhará num compasso verdadeiro, numa sintonia onde ninguém precisará se lembrar que fiz aquilo ou não fiz. Só o amor bastará...........

E se eu tivesse sido jornalista?

Fico tentando entender porque a babação de ovo pela Carolna Dieckman grávida. O que ela tem que as outras grávidas não têm?. Talvez dinheiro, mas atriz ruim como ela é e guardada na geladeira há tempos , não faz muito sentido essa puxação de saco. Quantas grávidas muito mais interessantes e bonitas não existem por aí?. Quantas mulheres comuns geram filhos e não são valorizadas......Sério esse momento mídia me irrita um pouco, porque deixa parecendo que as pessoas comuns não merecem nenhum respeito ou valorização.
Em minha matéria de Relações Públicas tivemos uma aula sobre como funciona o esquema televisivo, propraganda, telejornalismo, interesses comercias, merchandising e tudo que faz uma televisão e seu poder sobre a população. E fiquei pensando em como seria minha vida se eu tivesse passado em meus 3 vestibulares para jornalismo. Fico pensando se eu seria teoricamente bem sucedida, se eu realmente levaria jeito para a coisa. Era um sonho de infância. Não me imaginava fazendo outra coisa, muito menos sendo secretária. Não imaginava qe seria vendedora ou que estudaria na Upis. Me planejei durantes anos para isso, estudei para entrar na UNB e ser editora chefe de um jornal ou de uma emissora de TV. Sonhei em trabalhar na MTV porque adoro discutir sobre música e tendências musicais. Sonhei em trabalhar na revista Caras numa época em que fofoca televisiva era meu hobby. Era conhecida como TITITI por adotar saber da vida dos famosos. E hoje estou aqui, terminando minha faculdade de secretariado executivo, sonhando em um dia cursar jornalismo e me especializar em temas bem globais, viajar muito e quem sabe dar aula de espanhol em alguma faculdade.
A vida nos prega muitas surpresas e na verdade é bem melhor imaginar um futuro próspero do que imaginar o que teria sido a vida se tal coisa tivesse acontecido. Porque se não aconteceu é porque não era o momento e só a maturidade nos faz entender esse tipo de sentimento. Maturidade que só vem quando você resolve abrir sua mente e se deixar adquirir conhecimento e intelectualidade.
E é isso que desejo à todos, que abram seus corações para conhecimento e intelectualidade, emoção e amor.Sem olhar a quem...........