segunda-feira, 4 de maio de 2020

Norma Lillia Biavaty - os bastidores da Edição Especial

https://www.capitalemfoco.com/coluna-karla-lopes

Desde que retornei ao Brasil, em 1999, quando ia comer no Xique-Xique na 108 Sul, eu olhava a escola de balé que ficava do outro lado da rua. Lembro que cheguei a ver gente entrando e saindo. E ficava fascinada. Não fazia ideia da história linda que estava dentro daquele espaço. 
Quando começamos a pensar na Edição Especial pelos 60 anos de Brasília, aliás, logo que me chamaram para colaborar com o Jornal, imediatamente pensei na Norma Lillia. Eu não sabia ainda que a escola havia encerrado suas atividades. Mas meu interesse era na pessoa, Norma Lillia e conversar com ela foi muito mais fácil do que esperei. 
Primeiro tentei contato através de uma professora de dança. Mas percebi que precisava ser mais cara de pau e mandei mensagem no facebook. Norma respondeu prontamente, trocamos contato no whats e em uma semana a matéria estava pronta. Mandei as perguntas, ela me mandou 10 áudios, eu transcrevi em 2 dias e voalá! 
Escutar Norma e colocar ali sua história foi um divisor de águas em minha vida. Ela me inspira principalmente por ter conhecido e vivenciado o Teatro Bolshoi, o que para mim torna qualquer pessoa especial. Mas foi além. A história de vida dela, a superação de uma bariátrica mal sucedida e tudo que ela pensa sobre arte, dança e sociedade é incrível. Seu relato sobre sua infância, adolescência e vida adulta transformaram minha forma de enxergar a vida. 
Espero que essa pandemia passe logo. Uma de minhas primeiras ações será tentar conhecê-la pessoalmente e agradecer pela colaboração ao Jornal Capital em Foco e à minha vida. Agradecer por ela ter persistido e por ela ter atravessado cada redomoinho para nos mostrar o balé, a arte e uma vida com proposito. 



Dia do Trabalho 2020

Comemorar o dia do trabalho no meio deste caos em que estamos vivendo parece muito indecente. Tanta gente que por motivos muito óbvio perdeu seu sustento e não faz ideia de como irá se recuperar dessa rasteira do destino. 

Mas o que posso dizer deste dia 1 de maio estranho, é que as coisas tendem a mudar em um curto absurdo de tempo. As construções trabalhistas, que já vinham sendo alteradas pela eficiência tecnológica, agora tendem a ser muito mais restritas e específicas.

O tal do Home Office veio com tudo e mostra a possibilidade real de diminuição de custos neste tipo de configuração. Mas será que todos estão preparados para trabalhar de casa? Quais serão os benefícios pessoais? E os pontos negativos?

Particularmente estou muito grata por seguir trabalhando, por não ter sido atingida profundamente pela onda de demissões. Mas pessoalmente eu ainda não me adaptei ao Home Office e fazendo uma reflexão diária, sei que nasci para o cara crachá, para a rotina metrô, ônibus, despertador, bater o ponto, escolher o look do dia, voltar para casa. A rotina de sair de casa para trabalhar é algo do qual sinto muita falta e estou pedindo muito à Deus que isso passe logo e eu volte à rotina que costumei reclamar várias vezes. Só que se tem algo que eu não farei quando tudo isso acabar é reclamar da rotina maluca que eu venho tendo desde que inseri em minha vida os eventos, o que tornou minha vida profissional quase que sem folgas adicionais para vida social. 

Estou aproveitando, se é que esta palavra pode ser usada, para me reconectar comigo de modo que quando as coisas voltarem ao normal eu esteja revigorada, cheia de vontade de dar o meu melhor dentro do que me proponho como profissional. Quero voltar a estudar algo, me especializar na área de eventos, quero ajudar ao máximo de pessoas que estejam precisando no retorno ao trabalho, me conectar com o máximo de pessoas especiais com quem faremos uma rede de recuperação do tempo digamos, perdido. 

Me conta aqui: Como você tem lidado com o Home Office? Está sendo bom? Ou percebeu que não é sua vibe?

Feliz dia do trabalho para quem está com seu emprego digno. Desejo que quem não esteja com o seu emprego digno, que seja só um furacão rápido e que logo você se recoloque profissionalmente. E que tudo melhore. O mundo precisa mudar. Urgente!