terça-feira, 18 de agosto de 2020

Ela só tem 10 anos.

 2020 só piora e não acaba. Já não bastasse tudo que estamos vivendo, uma garota de 10 anos engravida do tio, depois de 4 anos sendo abusada. Foi uma comoção, com direito à fanatismo religioso contra a interrupção da gravidez, por motivos muito claros. Por sorte, ela conseguiu passar pelo procedimento de retirada do bebê e o tio-monstro foi preso. 

Não gosto de abordar temas polêmicos por aqui, mas este assunto não tem como não ser falado. O que aconteceu com esta criança, acontece o tempo todo e muitas delas, infelizmente, prosseguem com a gravidez e em sua maioria, sendo abusadas. 

O que eu tenho para mim é que de nada adianta falar sobre aborto se não falarmos sobre educação sexual e planejamento familiar. Inclusive, tenho uma teoria que bato bastante na tecla, de que a solução para todos os nosso problemas coletivos está na abordagem destes 2 pontos. Quanto mais crianças nascerem, maior a demanda de educação, saúde e segurança. 

Não estou falando que sou contra ou à favor do aborto. Na verdade eu sou apenas consciente do meu papel, porque desde cedo tive a orientação, nem sempre correta, do valor monetário que é a constituição de uma família, principalmente quando nela nascem crianças. Ter um filho não é só mágico, é um trabalho a mais, é gasto a mais, aliás, gasto infinito. 

Então que eu sempre penso que muita coisa poderia ser diferente se nossas crianças e adolescentes tivessem uma educação de qualidade e acesso aos métodos contraceptivos. O dialogo em família sobre o que pode acontecer de fato quando se engravida, e principalmente, quando esta gravidez é precoce e sem estrutura básica. 

Transar todo mundo quer, pode e deve, mas é preciso que criemos uma consciência social do que pode acontecer além do prazer obtido. 

Quanto à esta menina que teve sua infância roubada, espero que ela consiga ter um futuro digno. Seu psicológico com certeza foi para sempre desestruturado, mas espero em Deus que ela seja respeitada e tenha uma vida como mulher, minimamente feliz e de conquistas. 

Não tocaria jamais neste tema do ponto de vista religioso. Isso para mim é expressamente individual. Respeito quem acha que o aborto era desnecessário. Mas meu aplauso a quem cuidou para que esta garota não tivesse o fim de muitas espalhadas por este mundo. E que o tio dela, tenha seu castigo merecido.