quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Precisamos mesmo de um par?

 Li uma frase da psicanalista e escritora que eu adoro, Regina Navarro, que diz assim: "Não ter um homem ao lado pode abalar profundamente a auto estima, fazendo com que mulheres se sintam desvalorizadas. É preciso mudar isso"

Olha, isso de trabalhar com casamento poderia me tornar uma pessoa esquisita, desesperada para casar, e até amarga, porque sabemos como é minha vida amorosa, vide que eu vivo comentando por aqui. 

Mas a frase da Regina é o que, depois de muito tempo, eu tenho colocado em prática em um nível que não estou mais me envolvendo com ninguém, puro e simplesmente porque eu aprendi muito a repensar a minha forma de me relacionar. 

E não estou sendo falsa, ou pagando de feliz nas redes sociais e em casa comendo chocolate, assistindo filmes românticos e lamentando a solidão. Na verdade eu tenho um imenso orgulho de ter conseguido mudar isso em 2 anos, desde que vivi o meu último e tenebroso relacionamento. 

Temos que ser pessoas muito fortes e abençoadas para conseguirmos nos reerguer depois de não dar certo com alguém. E isso vale para homens e mulheres. E somos ainda mais especiais quando aprendemos a esperar que o tempo sozinhos nos amadureça a tal ponto que realmente não exista espaço para relacionamentos medíocres e vividos por osmose. 

Reafirmo todos os dias, que se for para me relacionar que seja com calma, com sabedoria, com vontade de acertar. E que desta forma eu não deixe de ser eu, que eu deixe o outro livre de amarras, ciúmes e desespero, e que seja uma relação sólida, divertida e reciproca. 

Enquanto isso, meu coração segue calmo, mesmo na pandemia, onde eu aprendi ainda mais que a solidão é frutífera para o planejamento de caminhos, projetos e amor próprio. 

15 anos como Secretária Executiva

 

Ontem, 26 de agosto, celebrei mentalmente, 12 anos de um dia importante: minha colação de grau. E comemoro este ano, 15 anos atuando como Secretária Executiva. 

Quando comecei a faculdade em 2005, eu não fazia ideia do que me tornaria tanto tempo depois. Eu não sabia sequer, se seria minimamente, uma boa profissional. 

Planejei desde a infância, que seria jornalista e o tempo foi passando, e eu não passando nos vestibulares para Comunicação Social na UNB e me desesperando. Até que uma alma caridosa, pagou meu vestibular e minha matrícula, e assim dei inicio à minha trajetória profissional do qual muito me orgulho. 

Hoje quando analiso tudo, vejo que ainda que tenha sido difícil em alguns aspectos, estes 15 anos foram de muito aprendizado, de conhecimento adquirido na prática, de apoio de milhares de pessoas, de muita paciência com meus erros, meus questionamentos e meus medos e inseguranças. 

Sou muito grata a Deus por neste momento de pandemia, estar empregada, trabalhando com o que gosto, com pessoas que me inspiram significadamente, e por poder me sentir segura e equilibrada, enquanto tanta gente infelizmente está desamparada. 

Desejo muita saúde para seguir construindo meu caminho sem passar por cima de ninguém, com muita humildade, verdade e vontade de acertar. 

Agradeço a cada pessoas que ao longo destes anos de alguma maneira, por mais singela que fosse, me ajudou e me orientou, me escutou, me acalentou as dores, me deu apoio e principalmente, acreditou em mim como Secretária Executiva. 

Vida longa e feliz para mim. Que eu nunca desista de ser um pouco melhor do que ontem e seja capaz de me perdoar quando algo não for como planejei. Até porque como diz a frase acima, foi exatamente por tudo que eu planejei ter dado errado, que cheguei até aqui.