terça-feira, 4 de setembro de 2007

Faculdade- Intervalo musical

No intervalo da faculdade.........
Momentos mágicos.
Sentirei saudades!
Ano que vem tudo isso será mais um pedaço de minha história, e outra história escreverei!
Li um blog falando do livro da Bruna Surfistinha: "O doce veneno do escorpião".
Eu lei o livro em 30 minutos, enquanto esperava na época meu namorado para irmos ao cinema. Um lixo total.Sem nexo, sem vivacidade, sem nada a acrescentar à minha vida.
Saí da livraria com um nojo tremendo dela. Não como ser humano, mas como mulher. Não pela profissão dela, mas como ela usou esta profissão como escape para a vida mediocre que ela insistia em ter.
Um menina que tinha tudo e que surtou, e que se tornou quem é com próposito algum.
Que sujou a imagem de sua família, que destruiu um casamento e que as custas de mentes vazias se deu bem na vida e tem rios de dinheiro.
Párei uma vez para ler o blog, o tão famoso. E de verdade, achei um saco. Narrativa da vida sexual, da vida que ela usava para ganhar dinheiro. E minha vida não mudou em absolutamente nada, nem acrescentou, nem me fez feliz.
Mas a cultura brasileira gosta. Lixos como esses vendem por falar em sexo. Enquanto milhares de bons escritores muitas vezes morrem sem conseguir publicar se quer uma crônica na revista.
Estou com vergonha!
P.S: o livro vai virar filme........
Ontem voltei a me sentir sozinha.
Voltei a perceber o quanto sou difícil e o quanto as pessoas se afastam de mim pelo que sou.
Senti uma vontade de chorar.
Chegar em casa e não ter ninguém para esquentar um leite e perguntar como foi o seu dia.
De repente me deu uma vontade louca de abraçar alguém, minha mãe, meu pai, um gato.
Alguém que pudesse passar a mão em meus cabelos e dizer que de alguma forma tudo vale a pena.
Adormeci e acordei na solidão do meu ser.
Talvez seja meu destino.
Amém!

Definitivamente: Lênin!




Porque trato o Lênin como tio Lênin?


Um dos primeiros livros que li em minha vida, falava desse líder revolucionário russo. Estava passando uns dias numa "datcha", pequenas propriedades de terra, doadas pelo governo comunista, onde familias passavam o verão plantando o que consumiriam ao longo do inverno. Enfim. Peguei o livro emprestado na biblioteca da minha escola. A bibloiteca era lotada de livros de Jorge Amado e tinha até Tieta. ok peguei o livro e fui........


Em dois dias li o livro e me fascinei. Um homem com príncipios, com honestidade interna, inteligência e determinhação. Fiel ao que pensava, autodidata.


Mas na verdade o que mais me chamou a atenção foi uma aula de espanhol em que minha professora, uma senhora de cabelos brancos e com uma voz firme falou: " Nunca desrespeite quem lutou pelo seu país. Eu o amo pelo que ele fez comigo, me dando a oportunidade de ser igual ao meu semelhante". Ela explicava porque o mantinham naquele mausóleu, e ela afirmou que era ele mesmo, mantido embalsamado com o dinheiro da contribuição dos partidários.


Nunca me esqueci de tamanho amor à uma pessoas que há tantos anos estava morta e que há tantos anos tinha transformado a Rússia e feito ela aparecer de verdade nos mapas históricos.


Quando visitei o mausóleu em 1997, tive um ataque de risos. Eu nunca acreditei que fosse ele. Levei uma bronca de uma senhora que vinha logo atrás: " respeite ao morto, mocinha"....


Passei a respeitá-lo, pelo simples fato dele significar tanto para a grande maioria das pessoas que comigo conviviam.


Passei a respeitá-lo e admirá-lo pelo simples fato de ser exemplo de um ser humano que idealizou, acreditou e realizou sua vida em prol de uma nação. Se ele errou ou não, não sou eu quem julgará. Mas ele tentou acertar!.

Saudosismo

Estou num momento soninho!
Dormi cedo ontem, porque mais um dia em que professor resolveu não ir à aula. Embora entenda que ele está viajando, me dá raiva esse fato. Poxa a gente vai à faculdade e o professor não está. Ok que nós já sabiámos que ele não iria, mas isso é chato mesmo assim.
Chato de verdade é este 6º semestre. As aulas podres, os professores podres. Não sei se de repente eu estou de saco cheio de tudo naquela Upis. Saco cheio das aulas previsivéis, das lições de moral, de ouvir falar em concurso público, das aulas idiotas de taquigrafia. Estou de saco cheio nestes últimos 3 anos, mas aí reflito que enfim terei um diploma e que minha vida acadêmica e profissional depende disso. Aturo e respeito e agradeço. Porque neste país ter um diploma abrem muitas oportunidades. E como já declarei eu não sou apenas uma curtidora da vida, eu sou uma secretaria executiva bilingüe.
Tive um sonho engraçado esta noite. Não me lembro muito, mas sabia que estava em Moscou e que em fração de segundos eu percorria todos os lugares que são importantes para mim naquele lugar. E acordei melancólica, triste e saudosa de novo. Porque cada dia que passa eu sinto mais a necessidade vital de regressar àquele país e reviver os melhores anos de minha vida.
Ok. Enquanto isso não acontece, viajo em livros, sites e revistas, treino meu russo, escrevo e sonho. E espero muito em breve colocar meus pesinhos na terrinha do tio Lênin e ser feliz novamente.