segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019 em 4 atos

Olá amores! 
Quanto tempo não escrevo não é? 
Mas vou compensar com a retrospectiva deste ano um tanto quanto água com açúcar, mas que passou dignamente. Sobrevivi. Sobrevivemos.
Vou dividir em 4 partes: Profissional, Social, Cerimonial e Geral.

Hoje eu começo com a que mais me interessa, que é a Retrospectiva Profissional.

2019 foi de fato um ano diferente. Com a mudança de governo tudo mudou, obviamente. Nova chefia, nova forma de atuar, tudo realmente passou por um extremo processo de alteração. Mudamos de sala de novo. E tudo passou a ser revolucionário. 
Como Secretárias, eu e minhas colegas não tivemos chance de entender muito bem as coisas. Nosso papel foi executar da melhor forma o que nos é imposto e assim fizemos.
Eu passei a me questionar como Secretária. E ao longo do ano vivi muitos dias de angústia, medo, insegurança e muitas lágrimas antes de dormir. Mentira. Em alguns dias era no trabalho mesmo. hahaha!
Passei vários momentos em oração, pedindo a Deus sabedoria, pois pela primeira vez em 14 anos de profissão eu me questionei se havia feito a escolha certa. 
E cometi tantos erros. As vezes erros muito bobos e inocentes. Falta de atenção. Me sentia uma retardada. Acho que só me senti assim de fato em 2005, em meu primeiro estágio. Aliás, como me lembrei daquele chefe viu? Me veio muito à mente as vezes em que ele me disse que eu jamais seria uma boa profissional e que deveria procurar outro tipo de atividade.
Mas foi no meio deste turbilhão de emoções que entendi que eu não quero outra profissão. Mesmo concordando que não estou na minha melhor fase de atuação, eu ainda não me sinto tentada a mudar. Gosto do meu ambiente de trabalho, da equipe, das minhas colegas, da chefia e de tudo que envolve o meu trabalho aqui.
2019 me trouxe mais vontade de trabalhar, de me dedicar, de ser melhor. Não percebi isso em meio à alegrias, foi preciso ouvir muitas coisas negativas para entender que nem sempre será colorido e feliz. Costumo dizer, vivo um casamento com a minha profissão e é claro que as vezes estaremos em crise e elas, como em todo relacionamento, são fortalecedoras, inspiradoras e necessárias. 
Agradeço todos os dias pela oportunidade de ter para onde ir ao acordar. De sentir que faço a mínima diferença. De que nada é tão perdido. Agradeço às minhas colegas, tanto do Gabinete, quanto dos outros gabinetes, as externas, às colegas de profissão em um contexto geral, por me ajudarem a não desistir. 
À Chefia, que vai da Secretária, passando pela Chefe de Gabinete, Diretores, Apoio e demais, meu sincero obrigada por todo ensinamento, paciência na hora do erro grave, as broncas pela falta de mínimo senso, por todo cuidado em meu aniversário e por compartilharem conhecimento.
À Deus, obrigada por me guiar, por me ouvir, por acalmar meu coração. Por ter me proporcionado conhecer o Ministro Moro, que é uma pessoa que admiro muito e que foi sem dúvida um dos momentos mais significativos de minha vida. 
Como eu disse em um vídeo no dia do Profissional de Secretariado: "não saímos de casa para errar". Então, o que queremos, e digo no coletivo porque eu sei que o meu desejo é geral: que não fiquemos desempregadas e que honremos cada dia de trabalho com saúde e garra! 
Para 2020, é exatamente isso que almejo.