sexta-feira, 15 de maio de 2020

Dia Internacional da Família - 15 de maio

Depois que passei a colaborar com o Jornal Capital em Foco tenho escrito muito sobre datas comemorativas importantes. Tento colocar um pouco da história naquela matéria e envolver quem lê.
A minha ideia é que não seja só mais uma data, mas que ela faça sentido. 

E eis que hoje se celebra o Dia Internacional da Família e diferente do dia das mães e demais datas comerciais, eu acho que esta data merecia uma atenção mais específica, merecia de repente que fosse celebrada da mesma maneira como são celebradas as outras datas: com shopping lotado, mensagens de amor e afeto e uma grande festa, talvez no mesmo nível do Natal, por exemplo. 

Porque para mim comemorar uma data desta magnitude é agradecer pelos projetos de Deus em nossas vidas, é agradecer por termos uma família que nos acolhe, que nos ajuda, que nos cria, que nos orienta. Independente da forma que esta família seja constituída, creio que é o bem mais precioso que podemos ter. Tudo começa pela família.

Tudo bem que como tudo nesta vida, nenhuma família é perfeita e que tem muita gente que prefere não ser próxima. Tem gente que está longe da sua e forma nos amigos esse alicerce. Tem gente que tem família grande, pequena, feliz e cheia de problemas. Só que entre tapas e beijos é na família e em pelo menos uma pessoa dela que a gente pode confiar e contar. 

Hoje eu agradeço pela minha família que está comigo desde os meus 3 anos. Nela eu tenho meus exemplos, as orientações necessárias e o aprendizado que me fortalece quando tudo parece perdido. Claro que sou mais próxima de uns do que de outros, mas no geral, a minha família é unida, carinhosa, presente e incentivadora. 

Agradeço também pelas muitas formas de família que me acalentam pela caminhada. Amigos, pais de amigos, avôs de amigos, noivas, as famílias das noivas. Tanta gente que se tornou parte do que me transformo a cada dia. 

E por último, agradeço por ter a minha pequena família, em uma configuração humana e pet, já que tenho minhas duas gatas, que principalmente agora que nos encontramos todos muito loucos e perdidos, me trazem paz. 

E desejo que hoje e sempre, todos sintamos que vale a pena cada membro de nossas famílias naquilo que queremos, sonhamos e estamos construindo ao longo da nossa existência.