terça-feira, 28 de abril de 2020

BBB 20

Quem me conhece bem sabe que um grande sonho em minha vida é participar do BBB. Já quase cheguei lá, mas não deu. Passa ano e entra ano e eu me entrego 3 meses ao programa, sempre imaginando como seria se eu estivesse na edição. Faço profundas análises, principalmente quando assuntos polêmicos aparecem. 

Neste programa de 2020 não foi diferente. Pensei no tema da minha festa caso eu fosse líder, que seria Minions, obviamente. Penso que provavelmente eu não teria sido líder porque sempre acho as provas muito complexas, principalmente nas que precisam de sorte. 

Mas quem assiste mesmo ao programa sabe que este foi o BBB de maior intimidade com temas muitas vezes esquecido ou ignorado. E tivemos pessoas reais, ainda que famosas, que demonstraram dia após dia que a gente precisa falar, precisa se posicionar, precisa esclarecer muita coisa de nossa ignorância pessoal. 

Temos 2 assuntos, claro que foram muito desenvolvidos ao longo da trama: Machismo e Racismo. 2 temas que na verdade eu sei que sei muito pouco, que provavelmente o viva em minha rotina, mas que devo cometer muitos erros e passando o pano. 

Sobre racismo eu debato muito pouco porque eu não me relaciono, ou tento evitar contato ao primeiro sinal de racismo do outro. Quando vejo que a pessoa destrata por conta de cor da pele (religião e sexualidade também, na verdade) eu realmente prefiro nem ter essa pessoa em minha vida. Acho esse sentimento podre e desqualificante em qualquer pessoa. Gente que desqualifica o ser humano porque ele não tem a pele clara, não merece sequer minha olhada. Convivo porque sou obrigada a conviver, mas prefiro mesmo não ter muita intimidade. 

E o machismo, que muita gente fala que é mimimi eu ainda estou aprendendo a me defender destas situações e a entender os sinais. Mas tenho também melhorado no meu faro para pessoas escrotas machistas. E ao menor sinal desta postura, tenho também eliminado de minha vida. Preciso aprender muito mais sobre respeito ao próximo, porque não sou perfeita. Mas algo que melhorei muito foi o meu posicionamento diante de algumas falas machistas.  Porque percebi que muitas e muitas vezes eu julguei uma mulher por alguma conduta que eu achei que ela não deveria ter tido. Já critiquei muito e não tentei sequer entender o lado dela. 

E aí que o BBB me ajudou bastante neste meu novo processo. Aprendi que uma coisa tem nada a ver com a outra. Cada um é cada um, cada um tem a sua história e não sou eu quem tem que dizer para o outro quem ele deve ser e viver. Mas quando se trata de desrespeito de um homem para uma mulher, eu devo me posicionar. Urgente. Porque sim, já vivi muitos episódios machistas que definiram muito quem sou hoje. E o quê eu não quero para mim, eu não quero para o outro. Se esse outro for uma mulher, eu quero muito que ela seja respeitada. 

Fiquei muito feliz pela vitória da Thelma. Foi merecido porque ela foi muito íntegra, leal e entregue. E tem uma história de vida que é exemplo de dedicação, de alcance de sonhos sem pisar no outro. 

E eu acho que a vida é bem por aí. Cada um viver sua vida, sem pisar no outro. Porque esse corona aí nos colocou em um mesmo patamar. E sabemos que nada será como antes. E nem deve ser.