quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Roda moinho, roda gigante,
Roda moinho, roda peão.
O tempo rodou num instante nas voltas do meu coração".


Escuto essa música todos os dias de minha vida. Sim, virou um mantra que eu faço questão de reptir cada vez que meu coração se sente apertado. E isso acontece geralmente quando eu estou rodeada de pessoas e rindo. Porque esses momentos me fazem perceber o tanto que eu preciso melhorar como pessoa e no quanto a vida ainda dará imensas voltas até eu poder realizar grandes feitos.

Ontem fui dormir pensando no quanto eu não contribuo para a sociedade de forma significante. E penso que até tenho formas bem positivas. Por onde começo?. Alguma sugestão?.


Continuo nas voltas da vida. Alguém quer me acompanhar?
Fui dar aula ontem e recebi a notícia que o tio de uma de minhas alunas tinha falecido. Cancelei a aula, me estressei e fui embora.
Esse tipo de notícia mexe muito comigo. Eu fico meio down, principalmente imaginando como a minha aluna está se sentindo.
Eu particularmente perdi duas pessoas bem especiais, mas soube lidar com as perdas. Em uma eu tinha apenas 4 anos e não sabia exatamente o que estava acontecendo. E na outra, eu fiquei abalada mas também superei, pois não tinhámos a convivência necessária para o sentimento verdadeiro de perda.
Mas hoje eu não saberia informar qual seria a minha reação caso eu perdesse uma pessoa amada por mim. Tenho uma opinião superficial a respeito da morte e nunca sei exatamente o que dizer a uma pessoa que perde um ente querido. Prefiro me calar, e me mostrar presente naquele momento.
E era isso que queria que minha aluna sentisse de minha parte. Que aconteça o que acontecer eu estarei sempre a inteira disposição.

Hoje também é formatura de um de meus sobrinhos. Eu estou ficando cada dia mais velha. Imagina, tenho um sobrinho na universidade. E sinto um enorme orgulho de saber que ele está conseguindo entrar no mercado de trabalho pela porta da frente, de maneira inteligente, conciente e honesta. Me sinto extremamente feliz e sei que cada um de meus sobrinhos terão grandes oportunidades de crescimento profissional. E choro de emoção, lembrando deles tão pequeninos, correndo pela nossa casa ainda em construção, mas que os recebia cheia de alegria. Para mim, aquele tempo foi lindo, carregá-los no colo, balançá-los na rede, ajudar na papinha. E o tempo passou e hoje estão se tornando homens de bem e mulheres de bem, afinal em breve minha princesa também estará nessa mesma fase, entrando em uma universidade, realizando sonhos. Estou feliz por hoje e por todas as futuras conquistas de meus queridos sobrinhos.

E fico relembrando meus 18 aninhos. Passa tão rápido. Ainda me vejo, em minha festa lotada de amigos e alegrias. Tantos planos e sonhos eu tinha. Daquela época tenho a maturidade com que encarei meu primeiro emprego, a primeira demissão, as primeiras dívidas, as minhas primeiras férias. Tudo foi mágico e me ajudou a moldar a mulher que sou hoje. Mais madura, mais confiante. Embora eu saiba, que ali foi plantada a sementinha de uma vida cheia de realizações. Ou seja, muito caminho pela frente, pois para mim os 18 anos nunca passarão.

Um lindo dia!