sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bandolins- Oswaldo Montenegro

Como fosse um par que
Nessa valsa triste
Se desenvolvesse
Ao som dos Bandolins...

E como não?
E por que não dizer
Que o mundo respirava mais
Se ela apertava assim
Seu colo como
Se não fosse um tempo
Em que já fosse impróprio
Se dançar assim

Ela teimou e enfrentou
O mundo
Se rodopiando ao som
Dos bandolins...

Como fosse um lar
Seu corpo a valsa triste
Iluminava e a noite
Caminhava assim

E como um par
O vento e a madrugada
Iluminavam a fada
Do meu botequim...

Valsando como valsa
Uma criança
Que entra na roda
A noite tá no fim

Ela valsando
Só na madrugada
Se julgando amada
Ao som dos Bandolins...

Psicologia amorosa - Parte 2


Colega da aula de dança namorava há 4 anos. Quando eu a conheci, ela estava naquela fase de verificar o que estava acontecendo e se valia a pena continuar. Quando ela me contou, senti cheiro de fim de namoro. E em 15 dias ela me contou que tinha terminado e que para ele pareceu tudo absolutamente normal.
Em uma semana, ele já tinha ficado com umas 4. E ela um mês depois, ainda chora pelo bruto.
Para melhorar a situação, o bofe é vizinho dela e fez um festa de arrombar a cidade ao cubo e não a convidou. Ao encontra-la na dança, ela quase chorou me contando isso.
Mais uma vez eu tive que ser dura. Perguntei se ela achava que ele em algum momento estava pensando nela. Ela disse que não. E eu falei, que enquanto ela ficava ali martelando o fim que não tinha gerado uma amizade, ele tocava um terror. E ele tem esse direito e ela também deveria tocar o terror e viver a vida dela. Sim, porque nem todo mundo consegue levar uma amizade sadia após um namoro longo. As pessoas precisam de novas oportunidades de recomeçar e por sorte ele já tinha encontrado a dele.
Claro, que o lance é muito de baixa estima, de medo e insegurança. Aconselhei, que ela deveria parar com isso, antes que ficasse pior. Desenvolver uma depressão na altura da evolução profissional é roça. E por mais que a gente ame, não podemos gastar nossos valores imprescindíveis para nosso cresimento.
Eu não sou uma mulher tão modernosa. Mas com tantos foras no curriculum, eu hoje não consigo me imaginar sofrendo copiosamente. Eu sofro uns 15 dias e aí quando eu vejo que tá se prolongando, eu tomo logo uma atitude. Porque depois de sofrer 15 anos com depressão e 5 com anorexia, por conta de coração partido (não só amores carnais quebram nossos corações não minha gente!), eu não me admito sofrer por pessoa que não goste de mim e nem por quem goste. Eu estou aqui para dar amor e receber. Não quero ninguém ao meu lado por obrigação. E quando o tempo à dois acaba, eu prefiro recolher os cacos mais uma vez e acreditar que tudo mais uma vez vai dar certo.
Tem outro jeito?.
P.S: Espero que ela entenda isso logo e tenha uma nova vida, mais confiante, mais alegre. Sofrer por homem, é chato demais linda!
Força na sua peruca vermelha vai!

Psicologia amorosa - Parte 1


Tenho um colega, que há anos tem problemas sérios com a esposa. Ela é super na dela. Tão na dela que dá até raiva. Ela não sai, não se cuida, se entope de remédio, não
cuida bem dos filhos, não dá atenção devida ao marido, e tudo para ela é o pai.
São muitos anos juntos e creio que somente bem no começo da relação que ela era fofinha e tudo era feliz. Assim é quase todo relacionamento não é mesmo?.
O fato é que meu colega cansou. Sim. Mesmo com todos os erros e omissões, ele cansou de tentar. Cansou de mostrar o quanto a amava, e o quanto queria que ela se recuperasse.
Ela atribui isso ao fato de ser filha única. Só que ela não se esforça nadica de nada, para fazer novas amizades, não se dá bem com a família do marido, não saí para absolutamente nada, além do trabalho.
Isso é vida à dois?. É assim que o amor fica com o tempo?.
Eu fui categorica com ele. Perguntei se ele estava feliz. Ele disse que não. Perguntei se ele ainda seria capaz de fazê-la feliz e ele mais uma vez disse não, que já não nutre mais nada por ela, e que ele tem medo de não conseguir um lugar para morar.
Para tudo minha gente de Deus!!!!. Sei que para quem está de fora é fácil, mas vamos admitir que essa relação aí definida, está em frangalhos e só vai restar para ambos muito sofrimento se continuarem juntos.
E ele me disse que já tinha tomado a decisão. O que foi um alívio. Não quero ser a contrutora de fins de casamentos e ele me acalmou, pois eu nada tinha dito que ele já não tivesse pensado. Ele só conversou comigo, porque sabia que comigo não há meio termo, neste assunto.
Para mim ou duas pessoas estão juntas porque se amam, ou cada um segue sua vida, sem deixar de ser mãe e pai dos filhos. Acho que cada um tem o direito de recomeçar e deixar o próximo recomeçar quando precisar.
Amor não é esmola. Amor é união e se há realmente amor, lute. Se por acaso acabar, nunca tema refazer a vida e recolher o cacos.
A vida segue e tudo se torna luz!.
Então. Mais um sobrinho formou. Nossa, que lindo demais! Sabe como é né?. Colégio Militar e toda aquela pompa e tal. A cerimônia muito linda.
Eu adorei. Estava super mega cansadinha, o coração tava muito agitado e por conta disso faltava-me o ar. Mas como tia que sou e adoro, fui lá prestigiar. E foi muito bom, ver que meu gatão cresceu e está crescendo ainda, está sendo um homem, assumindo seus compromissos, procurando o melhor caminho, as melhores companhias. Se para mim que sou só a tia, já é gratificante, imagina para os pais.
E olha, como tinha amiguinho gatinho dele lá viu?. Quase pirei. Mas enfim, peguei minhas coisinhas e saí de fininho.
E hoje mais um novo dia, lindo e com uma chuva daquelas.
Engraçado como quando a gente conta que vai morar sozinha, algumas pessoas aparecem e dizem que agora ficará mais fácil encontrar um namorado.
Até que ontem, uma mente sã e calorosa me disse, que não. Agora é hora de eu tocar o foda-se para relacionamentos que desgastem minhas celulazinhas. Que eu devo curtir cada pequeno espaço do pequeno espaço de minha nova morada. Que é hora de dormir pelada, beber todas, cozinhar besteiras, receber os poucos amigos, ler bastante e sair caso seja necessário.
Aí a tarde rolou e minha cabeça simplesmente não parou de pensar nisso.
Finalmente, minha tão esperada liberdade, que talvez não mude muito minha vida, mas mudou minha forma de me observar.
E sabe?. Estou tão bem assim, que não quero pensar em mais nada. Puro egoísmo passageiro. Em breve pulsações serão distribuídas entre as pessoas especiais.
Claro, os agradecimentos pelo apoio são diários e disso eu não fujo.