segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Dia dos pais 2019

E hoje é mais um daqueles domingos que monopolizam as redes sociais e há pelo menos um mês as propagandas e o comércio. Infelizmente, algumas pessoas precisam de serem lembradas dessas relações que deveriam ser comuns, diárias e sinceras, como o dia das mães, das crianças e a virada do ano.
Não sou adepta dessas datas, mas em respeito às minhas tradições familiares, me esforço para valoriza-las, principalmente quando meus pais estão na casa dos 70.
E assim chegamos ao dia dos pais do ano de 2019. Ano este que eu completei 35, meu irmão mais velho completou ontem, 55 e meu pai amado completará 75.
E apesar de ter em minha família vários homens que são pais, estes dois receberão as devidas homenagens, em nome destes homens e de todos que passaram em minha vida.
Meu irmão mais velho pelo motivo básico e simples de ser o criador oficial, abaixo de Deus, claro, de meu destino perfeito na minha família. E meu pai pelo simples motivo clássico, por ser meu pai.
Mas não sei se já contei para vocês o quanto admiro meu pai né? Nunca tivemos uma relação muito próxima, até ser surpreendida por ele logo que juntei as escovas e os problemas com meu ex-marido. Enquanto eu suava para dar esta notícia, com medo dele me assassinar, ele, assim como em minha saída de casa, me tratou com um respeito intenso e sinto até hoje, verdadeiro. Ele não se chocou, nem me tratou indiferente por não ter me casado como meus irmãos haviam casado. Sei que não foi o momento mais feliz da nossa relação, mas também não foi motivo de longas conversas. 
Assim é meu pai. Nada adepto de crises. Ele resolve logo. As vezes demora, porque ele cauteloso e digno, espera. As vezes estoura, nem sempre no momento certo, mas se ele acha que é, a gente simplesmente acredita nele.
Eu acredito no meu pai. No caráter dele. Na honestidade dele. Na luta dele, ainda hoje, em nos dar dignidade. Meu pai sempre me incentivou a ser melhor do que ele, no sentido pessoal e profissional e me ofereceu meios financeiros e de educação em casa para ser quem eu sou hoje. E isso é algo pelo qual eu o admiro e o respeito.
Meu pai é dedicado à família, é do tipo que sai de madrugada para ajudar quem for. E eles nos fez assim. Não conheço ninguém em meu núcleo familiar que não haja exatamente como meu pai quando o assunto é ajudar ao próximo. E ele tem uma risada muito engraçada, mas uma voz firme quando precisa colocar as pulgas em seus lugares. Ele é exatamente isso: uma verdadeira roda gigante de sentimentos, mas de seu jeito, com seu cabelo escuro e seu bigode branco, ele mantem todos por perto, ao lado e à frente. Ele quer ver todo mundo bem e isso por si só é motivo de muito orgulho.
Então neste dia, parabenizo ao meu irmão pelo aniversário, pelo dia dos pais. Meus irmãos. Meu cunhado. Meu sobrinho. O esposo de minha sobrinha. Meus amigos. Meus compadres. Meus amores que passaram por mim e ou já eram pais ou se tornaram. 
E à você papai. Como costumo dizer: feliz vida! Saúde! E coragem. A gente aprendeu isso com você e lhe somos eternamente gratos. Eu lhe sou grata por tanto! Até o próximo dia dos pais! Ops! Calma, só a data oficial, porque pode deixar que iremos celebrar nossa parceria na vida todos os dias!