sábado, 8 de outubro de 2011

Dica de beleza e saúde: Pilates

Agora que eu e marido vamos entrar em uma dieta rigorosa, eu para tirar o leite e ele para emagrecer, decidi inaugurar no blog, aos sábados Dicas de Beleza e de Saúde. Acho importante poder cuidar desta parte também né?. Ainda mais depois que eu passei a limpar a pele e principalmente, estou aprendendo a retirar a maquiagem direitinho, assim que chego em casa. São pequenos detalhes que fazem uma enorme diferença em nossa caótica rotina.
Espero que gostem, se divirtam e que as dicas do blog ajudem você em algum ponto de sua vida.
Beijos e beijos!

Pilates
Método de condicionamento físico que busca trabalhar a força, a tonificação e o alongamento de dentro para fora do corpo, tornando-o forte e flexível.  
A filosofia da técnica de pilates se baseia na afirmação de que “a mente que constrói o corpo”, através de exercícios controlados, coordenados, ergonômicos, sem exaustão, levando à correção dos desequilíbrios musculares. 

Eu tenho uma enorme vontade de praticar Pilates e com a ida à Nutricionista no dia 21, irei conversar com ela sobre a pratica destes exercícios.

10 motivos para fazer Pilates
1. Aumenta a resistência física e mental

2. Alongamento e maior controle corporal

3. Correção postural e intenso trabalho de respiração

4. Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular

5. Alívio das tensões, estresse e dores crônicas

6. Melhora da coordenação motora e traz maior mobilidade das articulações

7. Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue

8. Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas

9. Fortalecimento dos órgãos internos

10. Aumento da concentração
O nascimento do Pilates
Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1881, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.
Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados.
Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou à Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.
Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.
Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela fez convites a alguns alunos de Joseph Pilates, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do studio na década de 50.
Muitos estudantes de Joseph e Clara Pilates abriram seus próprios studios. Ron Fletcher,(um dançarino de Martha Graham, que estudou com Joseph nos na década de 40), abriu seu studio em Los Angeles, em 1970. Clara ficou fascinada com o trabalho de Ron Fletcher e lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de “Pilates”. Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de “Pilates”.
Muitos dos alunos de Joseph Pilates abriram seus próprios studios e difundiram sua técnica, fazendo também importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates.
O método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.
Fonte: http://www.physiopilates.com 

Gostou da matéria?. Me diga sobre o quê mais você saber no blog. Dê a sua oponião.