quarta-feira, 24 de abril de 2013

Feng Shui

Você já deve ter ouvido falar de Feng Shui né? Pois é. Feng Shui é uma arte milenar chinesa que prega a harmonização do ambiente familiar, profissional e social.
Na palavra de um especialista é:  "O Feng Shui é arte milenar chinesa de criar ambientes harmoniosos em casa e no trabalho, através do posicionamento correto dos móveis, objetos de decoração, plantas e cores ideais para cada ambiente. Se ele for bem aplicado, melhoram os relacionamentos”, comenta o arquiteto e consultor de Feng Shui, Sérgio Carillo.
 
Então vamos dar uma observada agora em nossa casa ou em nosso escritório e vamos analizar o que podemos mudar para melhorarmos nem que seja um pouquinho a vida?
 
Cozinha
 
Sendo o local onde guardamos nossos alimentos e preparamos nossas refeições, a cozinha é um local de prosperidade. O que comemos faz muita diferença para conseguirmos um perfeito equilíbrio. O fogão representa o elemento fogo e por isso deverá estar sempre limpo, com todos os queimadores funcionando e sem lixeira perto dele.
 
Quarto do casal
 
O quarto onde o casal dorme deve ser o mais personalizado possível, isso porque a escolha de mimos e objetos que ambos gostam são fundamentais para criar um ambiente acolhedor.
A forma como a cama é disposta no quarto, também pode interferir no resultado final da decoração. Ela precisa estar posicionada  de forma que quem estiver deitado veja quem entrar.  Se for casal, usar objetos que remetam ao casal e se for solteiro(a) que remeta a felicidade pessoal.
 
Quarto de bebe e criança
 
Deve-se evitar o cômodo no final do corredor, mas sim em um quarto no meio. Se o quartinho tiver banheiro, mantenha sempre a porta fechada.pois, ele acelera a  Quando o quarto do bebê é uma suíte, a porta do banheiro deve estar sempre fechada.
O berço deve estar na diagonal, ao lado oposto da porta. Não o coloque embaixo de vigas e tubulações e jamais encostado no banheiro. Se possível não encoste a cabeçeira na parede. É aconselhável que ele fique embaixo de janelas e como a cama de casal com os pés voltados para porta. Não use prateleiras.
O idela é usar cores em tons neutros e pastéis logo no começo. Na fase de aprendizado, o uso de cores fortees podem ser estimulantes.
 
Sala de estar
É  importante posicionar o sofá de maneira que tenha sempre visão de quem entra no local. Não usar fotos de pessoas falecidas.
 
Banheiro
 
Alguns especialistas sugerem o uso de objetos decorativos que lembrem o mar, rios ou água de uma maneira geral. Manter sempre a porta, a tamá da provada e os ralos fechados.
Para o arquiteto, ter objetos de decoração que lembre mar é uma ótima opção para esses ambientes. “É ideal também manter sempre a porta fechada, a tampa do vaso sanitário e do ralo”, sugere.
 
Corredor da casa
A sugeestão é usar quadros com tematica camprestre, floral e cores neutras.
 
 
Jardins
Procure se certificar da flor idela para o seu ambiente, isso ajuda muito neste processo de harmoniação. Procure plantas que tragam energias positivas e prosperidade.
 
 
 
Fontes:
 
 
 
 
 
O Feng Shui pode ser aplicado para  tudo. Depois escrevo mais, pois é sem dúvida um tema extenso e cheio de coisas legais que podemos aplicar em nosso dia a dia e em nossos ambientes. Espero a cada mês colocar aqui dicas mais específicas de harmonização de ambiente.
 
Espero que gostem. Comentem. Façam perguntas, me façam trabalhar mais para vocês. O que vocês querem que eu fale aqui no Bolshaia?. Afinal, depois de 6 anos já nos conhecemos bem né? Mas eu queria mais assunto e eu sei que vocês lindas, são cheias de criatividade.
 
Um beijão!