sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Divã do Bolshaia: relações abusivas acontecem todo tempo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Acho que muitas pessoas, eu hoje aprendi que homem também passa por isso, talvez em uma escala menor, já passaram por isso.
E eu entendo como é uma sensação sufocante achar que o problema é você, e sempre você.
Eu passei por um processo muito humilhante em 3 relações, uma seguida da outra. Cheguei ao ponto de me olhar no espelho e achar realmente que eu era um problema para humanidade. Eram declarações tão pesadas, que eu realmente acreditei que a única coisa que poderia fazer na vida era morrer.
Com o tempo, percebi que do meu jeito eu também já pratiquei abuso psicológico, em escala digamos 5, em alguns relacionamentos. Seja pelo excesso de ciúmes, questionamentos, desconfiança. Seja criticando algum membro específico da família, uma ex, um gosto, um estilo de vestir. 
E hoje, um tanto quanto madura e consciente de quem me tornei desde que decidi assumir minha solidão com sorriso no rosto, aprendi que ninguém merece passar por isso, nem por amor. 
Me mantenho hoje em um patamar de observação tão profundo, sobre mim e sobre o próximo, que para não passar por isso novamente e nem correr o risco de foder o psico de alguém, eu escolho ficar sozinha. 
Aprendi que como eu sou um tanto quanto intensa e não raramente, sem noção, sou capaz de ser bruta e mau educada com a tal sinceridade. E não estou mais em posição de magoar. E não quero mais ser magoada. Então, a solução mais prática e feliz para todos é realmente seguir na vida de forma mais sozinha possível. E mantendo as orações em dia, pedindo a Deus que o meu caminho se cruze com alguém que realmente tenha afinidades mais específicas comigo, que possa manter comigo uma relação de lealdade, respeito e admiração. Não me permito mais estar com alguém apenas pelo físico. Nem porque ele gosta de mim. Ou porque ele tem dinheiro, até porque não dei nesta vida a sorte de ter sequer alguém com um pouco mais de grana e estabilidade. 
Aprendi na marra e esse conselho eu dou para você, seja homem ou mulher, que não adianta relacionamento de fachada. Meio relacionamento. Não existe isso de dois amarem igual, mas só um amar, é expressamente perigoso. Amar demais e por dois então, jamais. Essa coisa também de que o tempo muda o outro, é balela. Se a pessoa te trata como lixo uma vez, ela seguirá com esse comportamento, e não tem buquê de rosas, nem diamante no mundo que cure um coração ferido. 
Então, meu conselho, que me dou todos os dias também, é: espere. Espere a pessoa. Ela virá. Se em algum momento você se sentiu mal tratada, desrespeitada e humilhada como ser humano, não mantenha seu coração na mão de quem lhe feriu. Não aceite ciúme como algo fofo porque é bom, não é e ponto. Nem desconfiança. Nem críticas construtivas sobre sua roupa ou sobre os amigos, ou a família. Não aceite ter que mudar sua essência para caber no mundo de ninguém, porque amor acaba, a dignidade fica em frangalho e é bem raro conseguir se reerguer.
Para você que superou, parabéns. Seja forte e não se iluda, isso pode acontecer novamente. É preciso estar alerta, criativo com seus momentos com você e tenha fé. Todos nós merecemos ser amados, e amar, mas antes de tudo, é preciso respeitar (se).

Beijo no coração!