quinta-feira, 28 de junho de 2007

Dercy Gonçalves - O grande exemplo de como não ser uma velha chata.

Você fugiu de casa muito cedo. Como foi essa aventura? Fugi de casa com 14 anos porque meu pai me batia muito. Fui pra Macaé e ele mandou o delegado me prender e me mandar de volta para casa. Pensei que ele ia me bater, mas ele ficou manso e até admirou a minha coragem e acabou me deixando ir, ele viu que era isso o que eu querida. Meu pai, Manoel Gonçalves Costa, só me disse uma coisa: Espero que você não me envergonhe. Essas palavras me bateram muito forte e elas me seguiram por toda a minha vida
02.
Você não conviveu muito com sua mãe? Minha mãe separou do meu pai quando eu era bem nova. Ela largou os filhos porque ele teve uma amante. O fato de ser criada por um homem fez com que eu fosse mais ousada e não tivesse medo de nada, nem de barata.
03.
Você não tem medo da morte então? Nenhum, a única garantia da vida é a morte. Deus me livre viver velha, podre, sem ninguém me querendo. Temos que descansar e além disso eu não quero dar trabalho a ninguém.
04.
Qual o melhor e o pior de fazer 100 anos? A velhice não é brincadeira, envelhecemos por fora e por dentro, suas energias vão diminuindo, diminuindo, você não anda direito. Acho que a limitação física é o pior. Eu ando bem, não tenho queixas, eu forço a minha natureza. Não tem lado bom em envelhecer, eu acho uma m.... ficar velha. Você é discriminada, ninguém acredita em você. Porque um ou outro são gagás, acham que todos os velhos são. Pensam: Ah! Coitadinha dela...coitadnha é o c...
05.
Qual o segredo para viver tanto? O segredo é não parar, não paro de pensar e fazer coisas nem por um minuto. Toda noite vou ao bingo, faço palavra cruzadas...também cheiro rapé toda hora. Ele melhora a vista e a respiração. Ajuda até a espirrar. Você sabia que espirro é muito bom porque dá um solavanco no intestino e com isso a energia flui?
06.
Como é a sua alimentação? Como de tudo e adoro comida da roça. Faço feijoada com rabo de porco. Congelo e depois como aos poucos. Como milho o dia inteiro, além disso como quatro ovos cozidos por dia. Sou quase uma galinha, quer ver? (traz da cozinha uma panela cheia de espigas de milho). Aprendi a comer milho na prisão.
07.
Você já foi presa? Já sim. Fui presa porque dei emprego ao Mario Lago, na época da ditadura, na companhia de teatro que eu tinha. Eu não sabia de nada, era muito inocente, nem sabia o que era ditadura. Me acusaram de ser comunista e me prenderam. Uma m... geral.
08.
Como entrou o palavrão na sua vida? Para mim é um ganha pão, fui ver uma companhia portuguesa no Teatro Municipal e eles falavam: “Tô todo cagado”, e a platéia vinha abaixo. Aí pensei: Eles gostam. Fiz um repertório só de palavrão.Não sei explicar, as pessoas riem quando falo m..., c..., p... Se você, ou qualquer outro falar, fica grosseiro, se eu falo fica divertido. Não sou inteligente para armar isso, foi acidental. Fui fazendo, foram gostando E fui ganhando meu dinheiro.
09.
Dizem que você gosta muito de dinheiro... Não sou rica, ganhei para a minha sobrevivência. Preciso de dinheiro pra viver, mas sei que tenho a fama de gostar de dinheiro. Não gosto, preciso.
10.
Você é vaidosa? Não me apresento feia, sem peruca e nem sem maquiagem em lugar nenhum, sou muito vaidosa. Eu sou fêmea, tenho que cantar o homem, mas não dá mais. Também adoro jóias.
11.
Jóia é a sua grande paixão? A minha paixão mesmo é a vida, esse é o meu segredo se você quer saber.
12.
O que gostaria que fosse lembrado de você daqui a 100 anos? P... nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!