terça-feira, 4 de setembro de 2007

Definitivamente: Lênin!




Porque trato o Lênin como tio Lênin?


Um dos primeiros livros que li em minha vida, falava desse líder revolucionário russo. Estava passando uns dias numa "datcha", pequenas propriedades de terra, doadas pelo governo comunista, onde familias passavam o verão plantando o que consumiriam ao longo do inverno. Enfim. Peguei o livro emprestado na biblioteca da minha escola. A bibloiteca era lotada de livros de Jorge Amado e tinha até Tieta. ok peguei o livro e fui........


Em dois dias li o livro e me fascinei. Um homem com príncipios, com honestidade interna, inteligência e determinhação. Fiel ao que pensava, autodidata.


Mas na verdade o que mais me chamou a atenção foi uma aula de espanhol em que minha professora, uma senhora de cabelos brancos e com uma voz firme falou: " Nunca desrespeite quem lutou pelo seu país. Eu o amo pelo que ele fez comigo, me dando a oportunidade de ser igual ao meu semelhante". Ela explicava porque o mantinham naquele mausóleu, e ela afirmou que era ele mesmo, mantido embalsamado com o dinheiro da contribuição dos partidários.


Nunca me esqueci de tamanho amor à uma pessoas que há tantos anos estava morta e que há tantos anos tinha transformado a Rússia e feito ela aparecer de verdade nos mapas históricos.


Quando visitei o mausóleu em 1997, tive um ataque de risos. Eu nunca acreditei que fosse ele. Levei uma bronca de uma senhora que vinha logo atrás: " respeite ao morto, mocinha"....


Passei a respeitá-lo, pelo simples fato dele significar tanto para a grande maioria das pessoas que comigo conviviam.


Passei a respeitá-lo e admirá-lo pelo simples fato de ser exemplo de um ser humano que idealizou, acreditou e realizou sua vida em prol de uma nação. Se ele errou ou não, não sou eu quem julgará. Mas ele tentou acertar!.

Um comentário:

  1. Que surpressa extremamente agradável! Sinceramente e sem demagogias, pra mim Lênin simplesmente foi o maior político de todos os tempos, e um grande homem, comparável apenas ao maior cietista de todos os tempos Karl Marx. Sou cietista social e do PCdoB desde 1999. Lênin foi um grande humanista, político honesto, extremamente inteligente, buscava a igualdade de condições sociais do seu povo e promoveu a paz mundial.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!