quinta-feira, 19 de julho de 2007

Roubei de um blog........ http://www.letti.com.br/afrodite/

Para Mim e Para Otto
Hélio Pelellegrino

"Preciso fundar em mim a disciplina da fidelidade. Preciso aprender a ser fiel a mim mesmo, às verdades que me são reveladas e que eu busco, num certo sentido, esquecer e malcurar, pois nenhuma tarefa é tão pesada como a de pastorear o ser das coisas que a nós se revela. Preciso aprender a trabalhar, com método calmo e transparente amor. A revelação, a iluminação, nada mais representam do que o bloco de pedra a partir do qual se há de arrancar a escultura. Preciso aprender a tornar-me o escultor cotidiano, aquele que acorda e dorme a sua obra, no desfiar dos dias que se sucedem, com paciência e silenciosa paixão. Preciso pesar menos e obrar mais. Preciso ser menos eruptivo e mais fluente. Preciso fluir, manar, desdobrar-me, descobrir-me, preciso permitir que as águas venham da rocha profunda. Pois só na medida que as águas surgem é que elas renovam. Do fluir decorre a fluência. (...) Estou certo de que só o criar alimenta e restaura a capacidade da criação. Não resta dúvida de que, às vezes, as coisas parece que nos são dadas por acréscimo, por superabundância, por graça. Mas estas coisas que nos são dadas de graça exigem de nós, depois, a paciente perseverança, o aturado e duradouro calor, capaz de transformarmo-nos nos guardiões da graça do ser que a nós se revelou. O preço da graça que recebemos é nos mantermos fiéis a ela, é nos tornarmos o porta-vozes dela, nos fazermos a voz dela, a linguagem dela. A graça quer aceder ao mundo através da nossa boca que fala. Fala boca, para que te possas, depois, calar com dignidade. Fala, para mereceres o silêncio, que vem depois, como a noite vem depois do dia. Fala."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!