Na segunda e última etapa da série de dicas que resolvi dar para que um casamento ou um outro evento específico aconteça de forma mais bacana, vamos falar da recepção.
Geralmente ela acontece em outro local que não seja o da cerimônia. Mas também há os que aconteçam no mesmo local. Para o cerimonial ambas as formas demandam cuidado, atenção e carinho.
Digo o mesmo para todos que estão ali presentes: fornecedores, família e convidados. Ninguém organiza um evento pensando: vou colocar o que há de pior qualidade no evento. Vou escolher a pior comida, a pior música, bebida quente... entendem a lógica? Então, antes de sair falando, pensem que foram meses e as vezes, anos de economia e planejamento para que o casamento saia perfeito.
Infelizmente ele não sai perfeito. Mas podemos minimizar os erros se todos estiverem animados, dispostos e com o coração aberto.
As dicas serão para fornecedores, padrinhos, família e convidados.
Antes de começar gostaria de esclarecer que família é convidado também, então sempre sugiro: peguem leve.
- Pais
Geralmente é reservada uma mesa para os pais, avós (quando tem) e noivos. É importante que vocês sentem nestes locais reservados, pelo menos até a acomodação total de todos os convidados. Claro que você quer circular pela festa, mas é bom que pelo menos tenha uma pessoa ali na mesa. E na hora da entrada dos noivos é muito importante que vocês estejam nela, pois facilita para o cerimonial chamá-los para as fotos oficiais;
Nas fotos oficiais, voltar para a mesa somente quando o Cerimonial disser ok estão liberados. O protocolo exige muitas fotos: dos pais com os noivos, noivo com os pais, noiva com os pais, noiva só com a mãe e por aí vai.
- Padrinhos
Nem sempre é possível reserva local para todos. No caso de irmãos dos noivos, é sempre mais bacana tentar ficar próximo a mesa dos pais, facilita muito para a chamada das fotos oficiais;
Padrinhos não esqueçam de permanecer com a flor da lapela;
Nas fotos protocolares, ter um pouco de paciência. O roteiro é cheio de detalhes: foto da noiva com os padrinhos, do noivo com as madrinhas, do noivo com os padrinhos, da noiva com as madrinhas e por aí vai. É preciso calma neste momento. Não se preocupem que depois de tudo isso vocês estão liberados para a farra;
No caso de padrinho que sejam irmãos dos noivos, tirar as fotos com os noivos como irmãos, depois voltar para as fotos como padrinhos. No caso de primeiro ser foto como padrinho, permanecer perto dos pais para as fotos como irmãos dos noivos. Geralmente tem foto só dos irmãos com os noivos, sem pai ou mãe, da irmã com a noiva, irmão com o noivo e por aí vai;
- Convidados
Cheguem ao local da festa, acomodem-se e ambientem-se. Tenham calma. A comida e a bebida serão servidos. Com certeza. Não precisa apavorar achando que não terá nada para comer. Se por acaso sentirem que os garçons não estão passando, aí sim, chamem alguém do cerimonial e reclamem. O cerimonial monta um roteiro com hora para tudo: tempo de coquetel voltante, hora do jantar, hora de servir o bolo;
Se você é tio, primo de segundo grau, ou até de primeiro e não tem mesa reservada para você, não crie caso. Lembrem-se que em muitos casos só há um mesa reservada, quando muito 02 ou 03. Sintam-se à vontade para sentar em qualquer lugar. No caso de não dar para todos sentarem juntos, sugiro sentar em outro local. Pelo menos até a hora do jantar vocês ficarão sentados e é até bom para socializar, até porque o casamento é bom para isso também. Quantas pessoas não se conhecem, são da mesma família e ali acabam criando laços eternos?. Quando abrir a pista de dança, pode ter certeza que você nem vai lembrar onde sentou;
Saibam que fotos protocolares são para os pais, avós, padrinhos, damas e pajens. Se por acaso os noivos quiserem pedir fotos com os 350 tios, nós do Cerimonial iremos chamar. Aguarde esse momento terminar e aí chegue nos noivos e pergunte se pode tirar foto ali. Se não aguardem informações: ou os noivos irão passar de mesa em mesa, o que é mais comum, ou irão cumprimentar na pista de dança. Em ambos os casos, o fotografo que custou os dois rins dos noivos, estarão lá para ter esse registro importante, não se preocupe;
Aquele kit toilet é dos noivos. Então utilizem os itens que lá estão e deixem o kit lá. Nada pior para o cerimonial do que chegar para recolher e ele ter desaparecido. O mesmo acontece com os porta-retratos e os itens de decoração.Não levar itens da decoração, muito menos os enfeites da mesa. Esses itens são da decoradora, e em muitos casos custa caríssimo. Quando muito é possível levar somente o arranjo de flores, que geralmente, infelizmente vão para o lixo. Mas nada de levar as peças. Em caso de algo poder ser levado, vocês serão avisados;
Guardanapo não é porta doce. Eles ou pertencem ao salão, ou foram alugados pela noiva. Cada um que vira sacolinha de doce, custa aos noivos mais ou menos 10 reais. Então de cara não invadam a mesa dos doces como se fosse dia de São Cosme e Damião. E nunca peguem docinho antes da hora para fazer isso. Para as fotos protocolares a mesa precisa estar completa e não com aquela forminha de doce caída ali no cantinho, dando a entender que alguém já passou por ali;
Na hora do buquê, nunca tenham em mão copo de vidro, nem nenhum copo. Imagina o perigo aquele monte de mulher se jogando pelo buquê com vários copos quebrados no chão. Ou com copos de plástico e bebida voando no cabelo da convidada. O mesmo acontece no caso do noivo jogar a caixa de whisky;
Bem casado não é bolo de padaria. Se não houver ninguém do cerimonial ali perto, não precisa aproveitar e pegar uns 10: para a mamãe, o papai e o filhinho que ficou em casa. A contagem é geralmente feita de um bem casado por pessoa presente;
Em caso de distribuição de havaiana, mantenham a calma. As vezes é dado um papel na entrada e daí só com ele que você pode pegar a sua. Nada de chegar lá e dizer: perdi o meu, ou não peguei. Espere todas as meninas que com os seus papeis peguem a sua e aguarde para ver se sobrou. No caso delas serem distribuídas na pista de dança, a mesma coisa, mantenham a calma. Sei que é radical, mas quem pegou pegou. Não dá para pirar porque não tem uma havaiana do casamento;
Não bebam como se não houvesse amanhã. E não precisa ir na cozinha no meio da festa pedir mais uma bebida. Lembrem-se da lei Seca e do alto custo que é ser flagrado dirigindo alcoolizado. Fora o estrago de um evento no caso de Deus me livre acontecer um acidente. Acaba com a vida dos noivos e com o momento mais especial da vida deles.
- Fornecedores
Estejam ali de coração. Nada de mau humor. Nada de discussão em frente aos convidados. Nada de fazer o que acha lindo, esquecendo que tem um roteiro e um cerimonial comandando aquilo tudo;
Costumo sugerir aos fornecedores que não escutem ao convidado quando ele vem por exemplo e pede música. Sério, não façam isso. Estão com alguma dúvida, chamem o cerimonial;
Galera da comida, todos nos fornecedores comemos e bebemos. Não queremos uma mesa de 08 lugares para sentar e comer com calma, mas queremos o mínimo de dignidade para comer. Eu particularmente só tive problema em um evento e que nem era casamento. Fora isso graças a Deus tenho meu intervalo, como com calma e faço o mesmo com a minha equipe. Nunca vi algo acontecer, mas é sempre bom reforçar;
Nunca em hipótese alguma paquere em evento. Nem troque contato à vista de convidado. Tá amando? Ame depois do evento, longe de olhos e bocas de convidados e afins, isso pode dar muita "merda";
Estejam em equipe. Você é o DJ, um copo quebrou na pista de dança e você consegue pegar uma cadeira e colocar em cima dos cacos até que o Cerimonial veja e chame a limpeza? Faça isso. Você é do Cerimonial mas o buffet precisa organizar a contagem de algo, ajude. Não custa nada, facilita o trabalho e saímos contentes todos. E no horário;
Fotografo, filmagem e cerimonial são os 03 itens do casamento que precisam estar alinhados. Nada de estrelismo, eu sei mais do que você, nada disso. Vamos todos cantar de coração e juntos para que tudo saia perfeito.
A infinidade de coisas que podemos ser conversadas aqui chega me assusta. Sim, porque para mim isso aqui é quase um bate papo. E espero que tenham gostado das dicas, dos conselhos. Eu particularmente tenho dado muito menos mancadas depois que entendi o quão detalhado é um evento como este. Casamento é coisa seria e o casamento como celebração também. Gasta-se muito, estressa-se demais e é ao mesmo tempo para muitos noivos, motivo de aprendizado. Costumo dizer que é mais ou menos nos preparativos do casamento que os noivos terão ideia de como irão lidar, quando casados, com a vida à dois.
Agradeço de coração a cada casal que me ajudou a aprender, as empresas que compartilham conhecimento, me orientam e me dão a oportunidade de ver sonhos se realizando.
E caso queira casar e está com dúvida, não hesite em me perguntar. Sou uma Cerimonialista muito prática e ao mesmo tempo cheia de amor!
Beijos e beijos!
Agradeço de coração a cada casal que me ajudou a aprender, as empresas que compartilham conhecimento, me orientam e me dão a oportunidade de ver sonhos se realizando.
E caso queira casar e está com dúvida, não hesite em me perguntar. Sou uma Cerimonialista muito prática e ao mesmo tempo cheia de amor!
Beijos e beijos!
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