quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Semana da criança: valores

Eu não tenho filhos e um dia quero ter, em outro não quero ter. Acho  tão complicado ter filhos no mundo de hoje, me parece tão desastroso as vezes. Há tanta coisa ruim né?. E aí eu vejo que as crianças de hoje em dia são criadas com valores tão diferentes da minha criação, da criação do meu marido. Tem muita internet, muita informação desnecessária, pesada, triste. Muita fome. Muita falta de respeito com a educação e a saúde. Fico pensando muito nisso, me parece tão injusto colocar um filho no mundo e de repente perdê-lo para o que este mundo oferece.
Mas tem seu lado bom e eu acredito nisso também. Ou deve ter. Eu acredito que tenha. Deve ser uma coisa gostosa ver que você conseguiu colocar no mundo uma criatura que dê certo, que seja honesta, que seja agradável, educada, singela, simples. Porque para mim são estes valores que compensam. Ver seu filho tratando bem ao mais próximo ou até mesmo àquele que não seja tão próximo assim. Que respeite à lei, que seja íntegro, que acredite em si, que se emprenhe em fazer um mundo melhor, nem que seja o seu próprio mundo.
Eu cresci com uma criação básica. E mesmo que em alguns momentos meus pais tenham passado do limite, agradeço. Porque sou da época que apanhar doía, mas não matava, aliás se não fossem essa pequenas brigas, eu não daria tanto valor à vida. Sou à favor do diálogo, mas sou à favor de umas palmadas vez ou outra. Criança precisa de limite sim, precisa não ter que só ver televisão, comer o que quer, fazer o que quer. Tem que ouvir não, tem que ouvir a verdade, que sim, os pais sempre sabem qual é a verdade. Nenhum pai vai querer o mal para seu filho, então sempre é importante que exista atrito, que exista diferença, que exista a boa e velha bronca, ou o castigo. Não precisa obviamente exagerar, encher de porrada, espancar, não. Mas é preciso que a educação de uma criança começe dentro de casa. Porque se os pais não educam, não tentam mostrar o caminho, lá fora, de um jeito ou de outro, a criança aprenderá e muitas vezes da pior maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!