sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Feliz dia da Secretária - Entrevista

Lindinhas Secretárias:
Parabéns para você, que é o braço direito e esquerdo do seu chefe. Que é o cartão de visitas e é a empresa em si. Parabéns pela sua dedicação, pela sua entrega, pelo seu amor ao trabalho. Parabéns por superar as dificuldades peculiares da profissão e por equilibrá-la com sua vida pessoal.
Para homenageá-las, publico aqui uma entrevista on-line, que fiz com a minha grande inspiração profissional e de vida: Karla Kariny Mustafá. Ela foi minha professora na faculdade e se tornou amiga. É simples, tem carisma e é uma das Secretárias mais entregues que conheço em minha vida. Concilia a carreira com um casamento sólido, um filho lindo, com a paixão pelo rock, dança do ventre e pela vida. 
Karla, muito obrigada por nos inspirar, por me inspirar e mostrar que é sempre possível ser Secretária, mãe, esposa, mulher linda, elegante e por provar que existe vida além do escritório.

Segue a entrevista e as resposta,a exatamente como ela respondeu. Nada foi editado. Espero que sirva de exemplo e que esclareça alguma dúvida para você que está interessada na profissão.


1) Antes de ser Secretária, qual era o seu sonho profissional?

Meu sonho era ser comissária de bordo. Estudei inglês com esse objetivo, porém, à época o curso para comissaria era muito caro e só havia escolas no Rio e São Paulo e não tive condições de fazer.


2) O que te fez optar pela profissão de Secretária Executiva?

Comecei a trabalhar como recepcionista e depois como secretária na Encol enquanto eu estudava e não havia me decidido por qual profissão seguir, acabei gostando e optei por me profissionalizar na área. 
 
3) Você já pensou em desistir da carreira?

Várias vezes, mas não por não gostar, mas por sentir necessidade de novos desafios, de aprender novas funções.

4) Em momentos de conflito com seu chefe, qual é a sua dica para lidar
com a situação?

Paciência, paciência e paciência pois tem hora que realmente não é fácil.
 
5) Como você lidaria caso houvesse Assédio Moral ou Sexual em seu trabalho?

Eu conversaria com o RH para me mudar de área, ou em último caso, pediria demissão.
 
 
6) Quais os prós e os contras da Profissão?

Prós: não há rotina, em algumas empresas há um certo status e um diferencial por vc trabalhar diretamente com os executivos, os salários são excelentes;

Contra: Vc tem que estar disponível o tempo todo, preconceito qua ainda existe em nossa profissão, dependendo da área que vc secretaria vc fica limitada àquele trabalho e não há possibilidade de crescer.
 
 
7) Como você equilibra sua vida pessoal com a profissional?

Tento me desligar quando saio da empresa e procuro sempre fazer o que gosto pra relaxar e desestressar do trabalho.
 

8) Como seguir as tendências da moda sem perder o foco da profissão?

Acho que o principal para uma secretária é a primeira, segunda...impressão, portanto a profissional deve sempre estar ligada à moda, porém, sem optar por roupas vulgares ou sexy demais. Estar sempre no salto e elegante e discreta dá uma outra percepção da profissional que vc é. 

 
9) O que uma Secretária precisa para se manter no mercado?
Sempre estar atualizada com tudo o que acontece em todas as áreas. Nunca parar de estudar. Aprender línguas e participar de congressos e treinamentos tbm é um diferencial.  
  
10) Que dica você daria para uma pessoa que esteja começando na profissão de Secretária?

Para ser secretária tem que realmente gostar do que faz. É uma profissão que demanda muito e tem que ter paciência e dedicação. Se a profissional gosta do que faz, ela certamente tem tudo para vencer e ser uma secretária de sucesso. 


Gostaram?. Ela é ou não é uma fofa?. Fiquei muito feliz por ela ter topado participar da minha entrevista. Pude observar que sim, muito do que sou hoje, devo  à esta incrivel mulher.
Um beijo a cada Secretária deste Brasil imenso. Que todas tenham um dia lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!