quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Fui dar aula ontem e recebi a notícia que o tio de uma de minhas alunas tinha falecido. Cancelei a aula, me estressei e fui embora.
Esse tipo de notícia mexe muito comigo. Eu fico meio down, principalmente imaginando como a minha aluna está se sentindo.
Eu particularmente perdi duas pessoas bem especiais, mas soube lidar com as perdas. Em uma eu tinha apenas 4 anos e não sabia exatamente o que estava acontecendo. E na outra, eu fiquei abalada mas também superei, pois não tinhámos a convivência necessária para o sentimento verdadeiro de perda.
Mas hoje eu não saberia informar qual seria a minha reação caso eu perdesse uma pessoa amada por mim. Tenho uma opinião superficial a respeito da morte e nunca sei exatamente o que dizer a uma pessoa que perde um ente querido. Prefiro me calar, e me mostrar presente naquele momento.
E era isso que queria que minha aluna sentisse de minha parte. Que aconteça o que acontecer eu estarei sempre a inteira disposição.

Hoje também é formatura de um de meus sobrinhos. Eu estou ficando cada dia mais velha. Imagina, tenho um sobrinho na universidade. E sinto um enorme orgulho de saber que ele está conseguindo entrar no mercado de trabalho pela porta da frente, de maneira inteligente, conciente e honesta. Me sinto extremamente feliz e sei que cada um de meus sobrinhos terão grandes oportunidades de crescimento profissional. E choro de emoção, lembrando deles tão pequeninos, correndo pela nossa casa ainda em construção, mas que os recebia cheia de alegria. Para mim, aquele tempo foi lindo, carregá-los no colo, balançá-los na rede, ajudar na papinha. E o tempo passou e hoje estão se tornando homens de bem e mulheres de bem, afinal em breve minha princesa também estará nessa mesma fase, entrando em uma universidade, realizando sonhos. Estou feliz por hoje e por todas as futuras conquistas de meus queridos sobrinhos.

E fico relembrando meus 18 aninhos. Passa tão rápido. Ainda me vejo, em minha festa lotada de amigos e alegrias. Tantos planos e sonhos eu tinha. Daquela época tenho a maturidade com que encarei meu primeiro emprego, a primeira demissão, as primeiras dívidas, as minhas primeiras férias. Tudo foi mágico e me ajudou a moldar a mulher que sou hoje. Mais madura, mais confiante. Embora eu saiba, que ali foi plantada a sementinha de uma vida cheia de realizações. Ou seja, muito caminho pela frente, pois para mim os 18 anos nunca passarão.

Um lindo dia!

Um comentário:

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!