quarta-feira, 22 de abril de 2020

Homem comprometido pode ter amiga?

Eu havia escrito um texto sobre isso, mas achei tão machista, que resolvi escrever outro. Não costumo apagar o que escrevo, mas o que escrevi me incomodou muito, então acho justo o meu pedido de desculpas e uma nova tentativa aberta de reescrever o que realmente sinto. 
E aí eu respondo à pergunta com outra pergunta: mulher comprometida pode ter amigo?
E a resposta é muito simples: sim. Pensando em algo bem geral, as pessoas podem e devem ter amigos. E quando existe um relacionamento, ambos podem e devem seguir tendo uma vida social de casal e individual. Sempre falo que acho saudável que a pessoa não grude em mim como se eu fosse a única opção de vida dela. Já vivi relações assim e foi péssimo. Porque eu demorei muito a entender que o outro é um complemento, um apoio, mas não é a minha vida. 
Aprendi depois de muito sofrimento que existe toda uma vida que àquela pessoa vem vivendo antes de constituir algum relacionamento. E é expressamente saudável que continue existindo uma vida além da de casal, porque se não ninguém aguenta. Então que não é nem poder ou não poder, é uma questão de necessidade mesmo, pessoal. Até porque é importante que existam afinidades, mas por exemplo, se a pessoa gosta de jogar e eu não, ou eu gosto de dançar e ela não, como fazer? Prefiro continuar gostando das minhas coisas, reforçar as afinidades e respeitar o momento dela com seus gostos pessoais. Eu realmente não vou me interessar por jogo só para agradar aquela pessoa. 
Eu super acredito que duas pessoas quando se relacionam passam quase a ser uma só. Mas acho que é muito importante que elas sigam com suas atividades individuais. 
Agora, claro que é sempre bom ter respeito. Não adianta ter uma amiga ou um amigo e o parceiro (a) se sentir inseguro. Quando traz insegurança a amizade do outro, diálogo é sempre a melhor saída. Para qualquer sentimento negativo em uma relação inclusive. 
Quando eu era casada eu mantive todas as minhas amizades, inclusive com homens e meu ex apesar de poucos amigos, tem uma grande amiga e em nenhum momento eu criei paranoia por isso, mesmo muitas pessoas achando que era um absurdo. O quê eu tirei disso é que se a pessoa for infiel ela será e não há nada que possamos fazer. 
E é isso. Acho que não existe isso de que homem pode ou mulher pode, ou não pode. Acho que precisamos enxergar as relações de forma muito mais leve. E é áquilo, quando a gente prende muito o outro, ele sempre vai querer ir embora. A sensação de liberdade, dá vontade de voltar. 

Beijos e boa semana! 

Um comentário:

  1. Se me permite, ainda faço um acréscimo:
    Quando temos as nossas individualidades, temos mais assuntos para falar em casa, com os nossos parceiros, e isso é incrível.
    Concordo com todo o seu ponto de vista!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!