Dica 12 para a Secretária: o computador e você

Dica 12:
Não deixe o computador dominar você, mas domine o computador.

Hoje eu andei dando uma olhada em uns blogues de Secretárias, que eu amo ler e admiro bastante as gurias que lá escrevem. Em todos eles algo em comum: dicas sobre computador, ferramentes da informática e redes sociais e afins.
No mês de maio ou abril, eu fui em uma palestra em minha antiga faculdade sobre o tema de como usar as ferramentas sociais para ser uma boa e eficiente secretária.
E aí eu fico refletindo que eu preciso evoluir um pouco mais. Confesso que tenho muita dificuldade com computador, mas não passo fome, obviamente. Dentro daquilo que me é solicitado e importante, eu faço o que for para entregar o trabalho com um layout bonito, organizado. 
Mas eu sei que preciso mais. Porque nunca é demais. 
Se você é boa em Photoshop, Excel, Word, Linux, e boa em um monte de outras coisas, ponto para você. Se você é muito boa nisso, mil pontos para você. 
Agora se você não é boa, estude, faça um curso, mantenha-se atualizada. Aproveite seu tempo livre para mexer em seu computador de forma útil, inove, crie pastas, arquivos digitais, tudo que possa facilitar o seu trabalho.
Em meu caso, eu tenho tudo digitalizado, mas também tenho tudo em forma física também, só por garantia. Mas em meu computador eu tento manter uma ordem lógica. Sempre que posso crio tabelas no Excel para perder um pouco este medo que eu tenho dele. Aqui eu não posso mexer com ferramentas mais avançadas, mas em casa volta e meia eu estou mexendo em algo com fotos, documentos, planilhas, porque quando a gente menos espera, vai precisar.
Quanto às Redes Sociais, aqui em meu trabalho é bloqueado, mas tenho acesso ao blog. Quando dá eu escrevo no blog, quando não dá não escrevo. Mas se em seu trabalho o MSN, Gtalk, Twitter ou Facebook não são bloqueados, é importante cuidar para não exagerar na dose né?. Nada de conversas paralelas que interfiram nas atividades de seu trabalho. Nada de postar coisas que agridam a imagem da empresa ou do seu Chefe, mesmo que você queira jogar uma bomba no prédio. Nada de joguinhos do Facebook. E àquelas correntes que costumamos receber por e-mail?. Por favor, não envie isso nem por decreto. Não envie mensagens religiosas para seus amigos de trabalho, porque é importante respeitar a Religião de seu colega de trabalho e mesmo que ele seja da mesma religião, não envie. Se você está indignado com alguém, não envie mensagens subliminares não. Se quiser resolver algo que lhe incomoda, chame-o(a) para uma conversa serena em algum lugar reservado e que não chame a atenção de fofoqueiros. Se você vai casar (eu passei por isso), e esteja com uma vontade enorme de procurar fornecedores e fotos de Igreja, segure a onda para fazer isso em casa (eu me controlei muito, mas falhei muito nessa, confesso!). Está com um problema pessoal, ok, não chegue murrando o computador, hihi, ele não tem culpa.
Eu ficaria aqui por horas pensando em situações em que devemos ter educação e também ficaria anos citando o que devemos saber na área de informatica, para uso em nossa profissão, mas antes de você se identificar com algo, ou ser boa em algo, tenha em mente, que quanto mais nós sabemos, ainda é pouco e que não custa nada mesmo ter um "Q" a mais na hora de fazer um trabalho para seu chefe, ou para sua empresa. Destaque-se e evolua. E como o nome do post diz: não deixe o computador te dominar.
Beijos e beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto de bebê! (meninos)

Dica de beleza e saúde: Lactaid - Fast Act - O santo remédio

Decorando uma festa masculina