terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dica 11 para a Secretária: cuidado com as reclamações

Dica 11:
Se estiver te agoniando, respire.

Essa dica eu resolvi dar, hoje, enquanto almoçava. Saí da repartição meio angustiada. Não saberia dizer o que está havendo, mas percebi que ando reclamando demais. E não é do chefe não, mas de pessoas do mesmo nível que eu. Ok. Eu tenho meu direito de achar uma coisa ou outra errada e revindicar, ou tentar mudar algo. Mas não é certo fazer disso algo rotineiro e muito menos compartilhar isso com outras pessoas.
O conselho que dou à você Secretária linda e bem sucedida e para mim, obviamente, é que não adianta. Algumas coisas não mudarão e o que tem que ser feito deve ser feito da melhor forma possível. É preciso seguir as regras, respeitar a hierarquia e se colocar no lugar da outra ou do outro.
Outra coisa que eu digo e aconselho, e essa vai para você Secretária de Diretoria, Presidência, ou qualquer área top de linha: abaixo de você tem um monte de Secretária que de duas uma: ou é melhor do que você ou ainda não teve a oportunidade e outra,  você um dia foi como ela, então sabe como é chato ser subordinado ou subordinada. Haja com coleguismo, trate de facilitar as coisas, saiba se explicar. Porque eu aprendi que esse lance de pedir e insistir dentro de uma empresa é algo desgastante, mas se no meio do caminho você se depara com uma Secretária arrogante e cheia de dedos, o trabalho não vai desenvolver. É preciso ter harmonia, diálogo e muita compreensão entre as meninas Secretárias. Observe que todas nós precisamos umas das outras, uns dos outros e assim de forma coletiva vamos criando um ambiente mais gostoso. 
E lembre-se: não reclame. E se reclamar, faça no banheiro em frente ao espelho. Ninguém de fato precisa ouvir seus desesperos e indignações, muito menos seu chefe.
Beijos e beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!