segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Abandonar a escola

Enquanto vinha trabalhar, morrendo de sono, e já com preguiça da semana, eu escutava uma conversa animada de um grupo de adolescentes.
E percebi que duas garotas da conversa eram irmãs.
O assunto era estudo, escola e preguiça. Uma delas foi muito sincera ao dizer que sua mãe estava gastando muita grana pagando escola particular enquanto ela não queria mesmo estudar. Disse para a irmã que ela deveria ajudá-la a convencer a mãe a colocá-la em uma escola pública, só para ela terminar a escola, enquanto a irmã continuaria estudando na escola particular com todas as mordomias.
Aquilo me chamou bastante a atenção, primeiro porque tenho sobrinhos nessa idade, e comecei a pensar se eles pensam assim de todo o esforço que os pais fazem por eles. Claro que não, e é por isso que tenho tanto orgulho deles, que com certeza absoluta serão ótimos estudantes da UNB.
Depois eu pensei em mim e em toda a minha tragetória até aqui. Nunca fui fã de carteirinha de estudar, de ir à escola. Mas era sempre em véspera de prova. Porque as aulas em si eu amava e não gostava de faltar nada. Sempre gostei desse lance de apresentar lá na frente. Me esmerei para terminar a escola da melhor maneira e consegui.
Não fui tão longe passando para jornalismo na UNB.Por várias vezes eu tentei, mas era como se todo meu esforço não fosse para ser usado ali.
Comecei a trabalhar cedo e confesso que adorei a idéia. Me parecia algo maravilhoso, ganhar dinheiro. Virei vendedora, e depois de um tempo aquilo me pareceu tão bobo. Eu queria mais. Até optar pela faculdade de Secretariado Executivo e 3 anos e meio depois estar aqui a onde estou. Trabalhando muito, mas satisfeita.
E penso:" e se eu não tivesse estudado?". Se eu tivesse um pensamento como o da garota. Tipo, ser vendedora por muito tempo, achando que ganharia alguma grana, gastando com roupas e tantas outras besteiras.
Ainda continuo um pouco preguiçosa as vezes, mas eu tenho um ideal que só poderá ser alcançado estudando muito, me dedicando ao máximo.
E aí eu simplesmente agradeço à oportunidade que meus pais me deram de poder estudar. Nunca quis abandonar os estudos, e tenho muito orgulho disso!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!