quarta-feira, 23 de abril de 2008

Livre-se do preconceito

Algumas pessoas comentaram que havia muita mulher se beijando no evento do aniversário de Brasília. Mas também reparei que as pessoas tentam agir de forma natural e acabam se acostumando com a situação. Percebi também em minhas leituras e observações que é moda hoje ser bissexual ou homossesxual. Mas depois fazendo uma análise, isso sempre foi forte, apenas a sociedade está se adaptando a ver isso de forma mais natural possível, muito embora para alguns seja uma ofensa imperdoável.
Mas é certamente isso que acontece. A mídia passou a dar muito mais atenção a esse fato, de uns 5 anos para cá. Depois que o BBB tornou-se um "programa de família", a revolução de se declarar amante do mesmo sexo, tornou-se algo ainda mais comum que antigamente.
Há duas semanas um casal de homossexuais ricos e da sociedade carioca, celebraram alguns anos de união, com uma mega festa com direito a aliança e roupas branca.
Quando vi a primeira vez homens beijando-se foi numa praça em Londres e eu tinha por volta dos 15 anos. Lembro que não me abalei. Fiz de conta que àquilo era normal.
E penso que é assim que devemos agir para evitar o preconceito. Eu sei que tudo que ferem as regras convencionais choca e perturba. Mas o que é realmente importante que quero ressaltar com esse post é que não está na moda ser isso ou àquilo. Isso ou aquilo sempre existiu e não há nada no mundo que acabe, destrua. Então é preferível respeitar, porque logo o respeito virá como troco.
E isso deve ser transportado para todas as áreas da vida: preconceito racial é feio; preconceito com os doentes; velhos e o preconceito religioso. Para mim toda forma de preconceito deve ser tratada em uma clínica, porque é sem dúvida a pior doença que uma pessoa possui em seu coração.

Não é fácil, mas desprender-se de fatores sociais de crítica enrustidos facilita a convivência harmonica.

2 comentários:

  1. Que lindo sua mensagem... nem li seu texto ainda!
    Amei seu comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi essa menina, faz tempo que não aparecemos uma pra outra né? Bom saber que estamos na mesma cidade. Será ótimo ver algo mais do que a paisagem bucólica de sempre e, melhor ainda, conversar com alguém de fora da minha redoma. Sobre os preconceitos, concordo. Tem assunto sobre os quais eu prefiro não pensar, daí concordo pra viver em paz comigo e com todo mundo.
    bjo pra vc e 'apareçamos'

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!