A progressiva e suas definições

tipos de escovas progrssivas informações 1 Tipos de Escovas Progressivas   Informações
Fazia um tempão que eu não escrevia na sessão Saúde e Beleza do blog né? Mas eu estava com saudade e resolvi voltar postando sobre um tema muito interessante para a mulherada: Os Diferentes tipos de escovas progressivas.
Falo sobre este tema porque eu ando fazendo escova no meu a cada semana e todas as vezes que retoco as luzes faço a tal da selagem para que eles fiquem bonito. Tem gente que não entende porque eu faço escova no meu, mas é mais uma questão de cuidar dele, pois eu sempre acho que eu não sei lavar meus cabelos em casa e que no salão ele é bem melhor cuidado. Gasto um pouco, mas me sinto feliz. O bom é que eu não gasto comendo porcaria na rua.
Então vamos lá ao tema. Achei este texto neste site: http://zerohora.clicrbs.com.br  (com adaptações minhas para ficar menor) que vai explicar melhor do que sobre o tema. Eu fiz a progressiva pela primeira vez no ano de 2006 e de lá para cá foram sei lá umas 4. Depois que consegui perder todos os cacho possíveis, eu passei somente a fazer a selagem, tema que já foi tratado no blog.
Progressiva
A técnica foi batizada com este nome, pois o efeito tende a melhorar a cada aplicação. Para cabelos muito cacheados ou afros ajuda a reduzir o volume e domar os cachos mas não chega a alisar os fios.
Dura de 30 a 40 lavagens ou cerca de 3 meses, quando a raiz cresce e leva em média 3 horas para ser feita.
Cuidados para antes de realizar o procedimento
- quem tinge os cabelos deve colori-los sempre antes de realizar o alisamento. Pode aplicar a escova progressiva somente 15 dias depois de ter pintado os fios.
- procure ir ao cabeleireiro antes de marcar o procedimento para que o profissional analise os fios e decida se esta é a melhor técnica. Se os cabelos estiverem muito danificados, é necessário que passem por um processo de reestruturação dos fios com hidratação profunda.
Cuidados para depois de realizar o procedimento
- a primeira lavagem deve ser no mínimo após 48 horas da aplicação do produto.
- nos dois ou três primeiros dias também não é aconselhável prender ou enrolar o cabelo, nem pegar chuva, pois ele pode ficar marcado.
- lave os cabelos em dias alternados. Quanto mais lavagens mais rápido o efeito liso termina.
- não use xampu de limpeza profunda, anti-resíduo, nem para cabelos danificados, anti-frizz, pois tiram o efeito da escova.
- procure usar xampus com pH neutro, sem sal nem corantes, xampus infantis para cabelos sensíveis ou o xampu da mesma marca do produto utilizado na escova progressiva. Peça indicação para seu cabeleireiro.
- no caso de fios coloridos é permitido o uso de xampus e cremes para realçar a cor dos cabelos.
- quando usar secador, aplique um bom protetor térmico antes.
- procure fazer uma hidratação com queratina ou cauterização no salão ao menos uma vez por mês. Em casa, faça uma vez por semana com um produto indicado pelo seu cabeleireiro.
- programe-se para fazer o retoque da raiz quando o cabelo crescer ou depois de 3 meses. O retoque costuma ser mais barato que o processo inicial.
Definitiva
O procedimento possui este nome pois os cabelos não perdem o efeito liso com as lavagens, apenas quando os fios crescem. A técnica é também conhecida como escova permanente, alisamento japonês e reestruturação térmica. E promete durar mais tempo que a progressiva. A escova definitiva usa produtos que mudam a estrutura interna do fio. Por isso, o bom resultado depende do cabelo estar saudável e do cabeleireiro dominar a técnica.
Dura uns 6 meses e leva entre 3 a 4 horas para ser feita.Cuidados para antes de realizar o procedimento
- antes de decidir por este método, o cabeleireiro precisa analisar se os fios resistem à química. Conforme a saúde dos seus cabelos, o profissional decide se já é possível aplicar os produtos, ou se é necessário fazer uma hidratação profunda antes.
- é muito importante realizar o teste numa mecha fina da parte de trás do cabelo para ver se você não é alérgica.
- as chapinhas que podem ser usadas no processo são as de porcelana, pois as de metal podem queimar os fios em contato com a amônia do produto.
- quem tem cabelos muito crespos deve pensar bem antes de tomar decisão, pois conforme o cabelo cresce, a raíz destoa bastante do resto dos fios. Neste caso, aconselha-se fazer primeiro um relaxamento para tirar o volume, e depois a definitiva ou progressiva para alisar.
Cuidados para depois de realizar o procedimento
- os mesmos da escova progressiva.
- programe o retoque para 4 ou 6 meses depois.
Marroquina
A diferença das citadas acima é que,por utilizar um neutralizador, a escova marroquina permite que você prenda os fios no mesmo dia do processo e lave-os no dia seguinte. A fórmula costuma incluir a combinação de 0,2% de formol (limite permitido pela Anvisa), queratina, proteínas da seda, argila e cacau. É mais indicada para cabelos escuros.
Dura até 3 meses e demora umas 3 horas para ser feita.Cuidados para antes de realizar o procedimento
- antes de iniciar o procedimento é necessária avaliação dos fios pelo cabeleireiro
Alisamento Fotônico
Conhecido também como photon hair e laser form, este tipo de alisamento promete usar menos química que os demais, e hidratar intensamente os fios. O laser para tratamento de cabelo é mais superficial do que o utilizado pela medicina. Eles são semelhantes aos de consultórios odontológicos, que auxiliam no clareamento dental. A luz é utilizada durante a aplicação de um produto de alisamento. Em seguida, retira-se a química e direciona-se novamente o aparelho durante a aplicação do neutralizador.
Os aparelhos devem ter controladores de tempo que avisam quando o produto deve ser retirado do cabelo, garantindo a segurança. O laser pode ser usado também para fazer hidratação, reflexos, luzes, coloração e ainda auxiliar no combate a queda. Dura de 4 a 8 meses e de 2 a 3 horas no salão para ficar pronto.
Cuidados para depois de realizar o procedimento
- não é necessário ficar sem lavar ou prender os cabelos nos três dias seguintes.
- o alisamento não sai com a lavagem dos cabelos. Programe um retoque para quando a raiz crescer.
- para quem tem lúpus ou outras doenças de pele é necessário consultar um dermatologista antes.
Escova de Chocolate
O efeito depende muito do tipo de cabelo. Nos muito crespos ou afro, a escova ajuda a domar os fios e definir os cachos. Os ondulados se tornam super lisos. E os já lisos ganham hidratação, revitalização e menos volume. Em geral, o efeito fica mais natural que os outros alisamentos. Dura em torno de 3 meses e o processo é de mais ou menos 2 horas.
Cuidados para depois de realizar o procedimento
- depois do procedimento não se deve lavar ou prender os cabelos durante 2 ou 3 dias, para não retirar o produto dos fios e nem marcar.
- para um efeito mais prolongado (por volta de 4 meses) é indicado fazer hidratação profunda ou cauterização mensal.
Morango
A fruta possui alto teor de Vitamina C. O tratamento é ideal para quem tem cabelo levemente ondulado, armado ou rebelde. O produto ajuda a manter o volume sob controle, tira os arrepiados, fortalece os fios, dá brilho e maleabilidade. O resultado é um pouco mais suave que a escova de chocolate. Dura uns 3 meses e 2 horas no salão.
Cuidados para depois de realizar o procedimento
- é preciso ficar de dois a três dias sem lavar ou prender os cabelos depois do tratamento.
Inteligente
Também é conhecida como escova alemã, a escova inteligente segue a mesma lógica da progressiva, porém, a escova inteligente permite que os cabelos sejam lavados no mesmo dia do tratamento. Altamente hidratante, fornece resistência aos fios e revitaliza cabelos danificados. Reduz o volume do cabelo e alisa deixando um aspecto natural, sem ser um liso muito chapado. Cabelos crespos ganham cachos domados. O produto concentra queratina e menos de 0,2% de formol. Dura entre 2 e 3 meses e 2 horas no salão.

O ideal mesmo é procurar estabelecimentos que sejam de confiança. E fazer todas as perguntas possíveis e ver o que dá certo ou não para seu tipo de cabelo e que se encaixe no perfil que você deseja. E se você não se sentir segura, não faça.
Beijos e beijos com carinho =)
P.S: Depois vou postar os mitos e verdades sobre a progressiva. Vocês vão adorar poder tirar todas as dúvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto de bebê! (meninos)

Dica de beleza e saúde: Lactaid - Fast Act - O santo remédio

Decorando uma festa masculina