Eu sou uma pessoa muito agitada, mas sei que em alguns momento me bate uma preguiça monstra de viver. Com o tempo aprendi que eu me alimento mal, mesmo com dieta preescrita pela linda endocrinologista.
Vamos verificar hoje que alimentos devem ser imediatamente evitados e até cortados de nossa dieta, para que assim tenhamos um pouco mais de coragem e bom humor para encarar o dia a dia.
Os maus hábitos e alimentos
Abaixo alguns alimentos que detonam a saúde e o bom humor; ao mesmo tempo abrindo as portas para a ansiedade e depressão chegarem e/ou se perpetuarem:
Açúcar refinado e mesmo os demais açúcares quando consumidos em excesso - exige demais do pâncreas quando a glicose explode no sangue e o cérebro fica anestesiado; minutos depois vem a hipoglicemia que gera um estado letárgico e a vitalidade, assim como o sistema imunológico ficam deprimidos.
Álcool - exige muito do fígado e acaba com o sistema nervoso. Dor de cabeça, indisposição, impaciência e intolerância são um local comum de chegada.
Sal - excesso de sal exige muito do coração e dos rins. Troque o excesso de sal por ervas que tornam os pratos muito mais exóticos e saudáveis.
Cafeína - presente no café, nos refrigerantes tipo cola, no chá inglês e no chocolate, dispara a produção de hormônios como a adrenalina, o que aumenta a agitação interna e a ansiedade.
Pular refeições - não é uma boa prática para ninguém, menos ainda para os ansiosos e desvitalizados. O ponto de chegada é a hipoglicemia e o fatídico mau humor. E, quando fôr comer, cego de fome não irá fazer boa seleção dos alimentos.
Fast Food - alimento barato e vazio, pura gordura e carboidratos de péssima qualidade, está provado que causam obesidade, diabetes, ansiedade e depressão.
Jantar de Rei/Rainha - complica o sono, o rejuvenescimento, a recarga energética que todo organismo precisa fazer durante uma boa noite de sono reparador. No outro dia, difícil começar com vitalidade e bom astral.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.
Fonte: http://www.docelimao.com.br
O ideal é realmente evitar esse tipo de alimentação e investir em alimentos como limão, alfaçe, uva, peixes, sementes e tantos outros para que seu corpo se mantenha desintoxicado e assim possa funcionar melhor. Além disso, dedique-se à uma atividade física que te faça bem, que te alegre, faça rir e esqueça por um tempo os tantos problemas que te perseguem. E água. Muita água!
E procure um médico caso os sintomas persistirem, pois cansaço e mau humor demais nunca é um bom sinal!
Jogue fora essa tristeza e desânimo! Cuide do corpo e da mente!
Beijos e beijos!
Lembrar disso é sempre bom; o difícil é começar a fazer... Mas Deus vai me ajudar... hehehe...
ResponderExcluir