sábado, 12 de janeiro de 2013

Dormir bem faz bem - dicas


Comentei há algum tempo sobre a Polissonografia que Marido fez, para detectar o que de fato atrapalhava o sono dele. Recebemos o resultado e ficamos assustados: ele sofre de apnéia grave, tendo-as 50 vezes por hora, quando o ideal para uma pessoa normal são 5. Também foi diagnosticado com consequencia da falta de uma noite de sono boa, a bendita da depressão.
Marido ficou assustado e chateado obviamente. Começou a fazer uma dieta mais firme e esperamos que em breve corte outros itens que o deixam pior.
Eu também não ando tendo sonhos bons. Acordo várias vezes na noite, assustada, sempre angustiada. Não sei se precisarei fazer a polissonografia, mas decidi que vou procurar ajuda.
E hoje eu coloco aqui dicas para uma boa noite de sono. Ficou mais do que provado para mim que  dormir, dormir de verdade, é um bem precioso.

O segredo de um bom sono

 

Uma visita ao médico pode ser o primeiro passo. É preciso verificar se não há problemas de saúde que estejam contribuindo ou causando o distúrbio do sono.
Em muitos casos, o médico pode recomendar mudanças no estilo de vida para ajudar a promover um sono mais reparador. É preciso ter sempre em mente que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Descubra o que funciona melhor para você. De qualquer modo, algumas sugestões são válidas para todos:
· Evite cafeína, nicotina e álcool no fim da tarde e à noite. A cafeína e a nicotina podem retardar seu sono, e o álcool pode interromper seu sono no meio da noite.
· Pratique exercícios regularmente, mas pelo menos três horas antes de deitar. Caso contrário, seu corpo não vai ter tempo suficiente para relaxar.
· Se você tem dificuldade para pegar no sono à noite, não cochile durante o dia.
· Estabeleça uma rotina regular e relaxante para a hora de deitar. Isso vai permitir sinalizar ao seu cérebro que é hora de dormir. Em geral, tente reservar de sete a oito horas de sono, e siga a rotina da forma mais constante possível. Mesmo nos finais de semana.
· Sua cama não deve ser usada para nada que não seja sono ou sexo. A cama deve estar associada com o ato de dormir.
· Se você não conseguir pegar no sono em 30 minutos, não fique virando na cama. Levante e encontre alguma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler um bom livro até sentir sono. Lembre: tente limpar a mente, não use esse tempo para tentar solucionar seus problemas.

Quando procurar ajuda? 

 

Se os problemas de sono persistirem por mais de uma semana, ou se a falta de sono estiver interferindo nas suas atividades durante o dia, você pode precisar de ajuda profissional. Para que a consulta seja a melhor possível, vale à pena manter um diário de seu sono durante uns 10 dias, para identificar quanto tempo de sono você está conseguindo durante um certo período de tempo, e o que você está fazendo para talvez causar o problema. Um diário pode ajudar o médico a entender melhor o seu problema.
Mudar seu estilo de vida pode não ser suficiente. Para proporcionar alívio a curto prazo e ajudar a quebrar o ciclo da falta de sono que pode levar à ansiedade e à depressão, um medicamento pode ajudar enquanto as mudanças de comportamento não fazem efeito. Na maioria dos casos, a medicação deve ser usada somente até que o fator principal do distúrbio esteja controlado, ou até as mudanças no estilo de vida poderem fazer efeito - normalmente por volta de duas semanas.
Muita gente toma medicamentos para dormir sem receita médica. Nesse caso, é bom avisar ao médico que tipo de remédio está sendo tomado.
A verdade é que um sono adequado é tão essencial para a boa saúde e para um desempenho adequado no dia-a-dia quanto o exercício e a boa nutrição. Se você não está dormindo o suficiente, procure ajuda. Seu corpo merece.
 
Fonte: National Sleep Foundation
Continuo batendo na tecla deste assunto, porque como a médica falou para meu Marido, nada adianta, nenhum esforço
para ser feliz até, se a noite itveer sido péssima. Ela falou que para ele emagrecer, para ele voltar a  ter autonomia e coragem, precisamos cuidar deste detalhe e focar mesmo em qualidade de vida.
Por isso amore, cuidem-se. Não deixem o problema se agravar. E tentem se entregar de coraçãoaberto à uma noite de sono perfeita. Valerá muito a pena.


Beijos e ótimo sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!

10 anos. A pausa.

sexta-feira, 13 de abril de 2007 Novo blog...............aff Sério..........essas formalidades da informática me irritam. havia...