terça-feira, 22 de novembro de 2011

Livro do momento parte I

Super indico o livro que estou lendo. "Crónica de una muerte anunciada", do escritor colombiano, Gabriel García Márquez.


Resumo: 

No início do livro, Garcia Marquez revela-nos logo o seu final. No tentanto, este facto é esquecido durante a leitura dos primeiros parágrafos, e deixa ainda de ter importância pois a trama é mais cativante do que o final já conhecido. Depois de tudo, a morte é uma parte necessária da vida, mas como chegamos a ela? é justa a morte? chegar-nos -à quando o destino a manda? haverá alguma mão invisivel que pode mudar este desígnio? ou é essa a mão que escreve o desígnio? De alguma forma, com o passar dos capítulos, sente-se a morte do protagonista como algo inevitável, mas chega-se ao final com um sabor de impotência e de esperança frustrada, quase dando lugar à censura ao escritor por não salvar o protagonista com uma astúcia estilística. De que serve o realismo mágico se não pode cprrigir o corrompido. Espera-se até ao final ver esse instante de piedade do autor que evitaria uma morte tão anunciada como no título do livro que é tão inútil e injusta. O livro deixa um sentimento de vergonha. São, seremos, os seres humanos tão irreflexivos e tão escravos da sociedade em que vivemos? É desejável uma mudança na mentalidade humana que aponte a verdadeiros valores baseados em sentimentos genuínos, em vez de preconceitos vazios e restrições sociais aceitáveis, como as que Garcia Marquez magistralmente mostra nestas horas antes de uma morte anunciada.

Eu sugiro a leitura em espanhol. 
Beijos e beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!

Semana 01 de 2018 - Insegurança

E chegamos finalmente em 2018. Meu réveillon foi muito bom. Tive uma crise interna quando cheguei na festa, meio que me achei feia (sim, é ...