Os Métodos contraceptivos são processos que permitem  reduzir as hipóteses de ocorrer uma gravidez não desejada e prevenir a  transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DST). 
Qualquer pessoa que tenha iniciado a sua vida sexual e que não deseje engravidar deve utilizar métodos contraceptivos. 
 Existe uma grande diversidade de metódos contraceptivos que melhoram em termos de eficácia e comodidade ao longo do  tempo e a escolha de qual utilizar deve ser feita com o auxilio de um  médico. 
 Nenhum metodo contraceptivo é o mais adequado para todas as mulheres ou  homens, de todas as idades e em todas as situações. O seu médico pode ajudá-lo a decidir o método mais apropriado de acordo com a idade,  frequência de atividade sexual, da nossa saúde, necessidades morais e  reprodutivas. 
 É importante participar em consultas de planeamento familiar para  determinar juntamente com o seu medico o método mais adequado às suas  necessidades, à sua idade e ao seu estado de saúde, nas diferentes fases  da sua vida fértil. 
 É necessário ter em atenção que, qualquer que seja o método escolhido, só resultará se for utilizado corretamente. 
 Os métodos contraceptivos existentes podem ser classificados em reversíveis e irreversíveis. Os métodos contraceptivos reversiveis podem ser naturais ou não naturais e dentro dos não naturais existem os métodos mecânicos e químicos. 
 Os métodos contraceptivos reversivos são métodos que ao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez. 
 Os métodos contraceptivos irreversíveis destinam-se a  casais que não desejam ter filhos uma vez que são praticamente  irreversíveis. A sua eficácia é quase total e exigem uma intervenção  cirúrgica.
Antes de sair tomando qualquer coisa para prevenir doenças ou filhos, procure um ginecologista e não saia de lá com nenhuma dúvida. Eu acho de extrema importância também o planejamento familiar. 
Pense nisso, hoje e sempre.
Beijos e beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!