domingo, 4 de setembro de 2011

Dica 1 para a Secretária: sua mesa de trabalho.

Como combinado, começo a dar minhas dicas básicas para as amigas secretárias. Repito que não são verdades absolutas, são detalhes que aprendi ao longo do tempo, são observações e principalmente, experiências adquiridas muitas vezes na marra, ou simplesmente escutando, lendo em vários outros blogs.

Dica 1:

Eu tive um chefe, que logo na entrevista, me disse que detestava mesa de secretária bagunçada. Que era para eu observar cada papel, o fio do telefone, a caneta, tudo. Outra chefe minha, me dizia que se pudesse visitaria o quarto de cada funcionário. Ela dizia que quem não cuida bem de seu quarto, não cuidaria bem de sua mesa de trabalho. Na época, eu achava tudo isso uma coisa sem nexo, mas quando passei a observar minha mesa, aprendi a cuidar dos pequenos detalhes.
Então que eu não tenho enfeites em minha mesa. Nada de fotos, nada de bonequinho, plantinha, nada disso. Em minha mesa, só o necessário: bloco de anotações de recados, caneta preta e azul, um lápis, agenda telefônica interna, agenda para anotações de reuniões, calendário e uma pasta a onde eu coloco os eventos do ano inteiro. Tem também minha garrafinha de água, mas ela só está lá, porque ela fica escondida atrás do monitor.
Ao longo do dia, eventualmente, um ou outro papel aparece na mesa, mas eu trato logo de cuidar dele, ou arquivar, ou se não for útil, jogo fora. Eu raramente como sob a minha mesa. Tomo um café ou outro (tá eu tomo muitos cafés!), e as vezes como uma bala, um doce básico,  mas nada de comidinhas que deixem a mesa suja, ou o teclado com cara de lanchonete.
Nunca usei meu computador com fone. Não fica legal. Seu chefe pode te chamar e você pode não escutar. 
A onde trabalho tem faxineira, mas já estagiei em lugares a onde sem problema algum, eu pegava um paninho com álcool e limpava sempre, para não deixar marcas de dedo. E mesmo tendo faxineira, eu tenho sempre por perto um paninho e limpo sempre que acho que precise.

Não sei se as dicas são úteis de fato, mas são detalhes que eu sei que fazem a diferença. Ter uma mesa organizada é muito importante. Sempre ouvi que a Secretária é o cartão de visitas da empresa e se a mesa desta Secretária estiver limpa e organizada, será um cartão de visitas muito mais apresentável e deixará uma imagem agradável.



Beijos e beijos e uma ótima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!