sexta-feira, 27 de abril de 2007

Irã

Sexta-feira chegou, ainda bem. Cansada esta semana. Muito mais mentalmente que físicamente. Mas aos pouco eu sei que organizarei minha vida. Dia 01 é feriado do dia do trabalho, mas irei trabalhar, pois darei minha aula de russo.
Sempre pela manhã enquanto me arrumo para o trabalho, costumo assistir o notíciario. Tem o Bom Dia DF e o jornal do SBT. Assisto alternadamente e esta semana no SBT, passou uma série de reportagens sobre o Irã. Gostei da reportagem, simples mas bem esclarecedora. As que mais me chamaram a atenção foram as duas partes que falaram sobre o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad e sobre a vida das mulheres naquela região. Sobre o presidente, por ele ser uma pessoa muito temida mundialmente e por ser parecer ao mesmo tempo frágil e corajoso. É incrivél como ele governa aquele país com convicção e determinação. Enfrenta as grandes potências e não se preocupa muito com as relações diplomáticas. Mas transforma a vida das pessoas num verdadeiro inferno. Principalmente a vida das mulheres, embaixo de véus escuros e sombrios, marginalizadas e sensíveis, elas não podem tentar igualar sua vida à dos homens. Uma sociedade machista e tradicionalista. O curioso é que as mulheres iranianas parecem não se importarem muito com toda essa opressão. De alguma forma elas desafiam o governo poderoso dos curdos e da religião predominante. O Irã possui o maior centro de desenvolvimento de pesquisas no campo da cirurgia plástica,pois para essas mulheres, o cuidado com a beleza é fundamental, ainda que , nada possa ser visto ou mostrado em público. É comovente a determinação das femininstas naquele país, onde elas lutam pelos direitos civis, como voto, onde estudar é algo muito importante para elas e ter um divórcio descente também. Viver uma vida sem opressões e principalmente uma vida mais alegre.
E eu não me imagino morando num lugar como esse. Ainda bem que nasci aqui. Tudo bem que não concordo cm muitas modernidades, mas me sinto bem podendo escolher minhas roupas e namorados, estudar e trabalhar, casar ou me divorciar, sem ter medo de política ou a morte. Sou grata por ser livre, por poder me desenvolver de forma natural e honesta.Mas admiro a força de mulheres que lutam por uma sociedade mais justa para elas, e é claro para nós.
Quanto não mudou de 20 anos até aqui.A mulher pode ser o que quiser, escolher a opção sexual que mais lhe interessar, pode optar por ter filhos ou não,pode ser garota de program ou qualquer outra profissão. É maravilhoso viver sem medo, ainda que, com todo preconceito existente.
Seja você, mulher, sempre uma vitoriosa. Seja você vaidosa ou não, casada ou não. Seja sempre honesta e digna de ser chamada de mulher, a onde quer que você vá.
Um bom dia à todos. Uma ótima sexta-feira. Sempre.
Um beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!