sábado, 9 de março de 2013

Depressão - observe se ela está dominando você

 ajuda



Durante muito tempo eu sofri de depressão. Séria. Emagreci, chorava muito, dormia muito, estava sempre cansada e nervosa. Claro que sempre achava que era outra coisa, ou frescura. Muito comum ouvirmos isso, principalmente do mais velhos, porque para muitos isso é coisa de quem não tem o que fazer. Mas depois de me sentir assim por mais de 4 anos, foi a hora de assumir que algo não estava bom. Recebi a ajuda necessária e cuido para que não volte a sentir o que eu senti durante muitos anos. Não é fácil, porque vivemos sob pressão e stress diariamente, mas é possível tratar, quando ela resolve aparecer.
Na verdade é uma da mais graves doenças do nosso século e é responsável pelo desencadeamento de várias outras. Ela acontece em adultos e crianças, tem várias formas e seu tempo varia de pessoa para pessoa.
Então, devemos ficar atentos aos mínimos sinais, pois tem tratamento e resultados positivos em mais de 70% dos casos.

A depressão é a profundidade de fatores causados pelo stress.  A depressão acontece quando situações já não são corriqueiras tornam-se absolutamente fora do controle. Não é uma simples tristeza, ou chateação, mas sim o lado mais profundo mesmo de todos estes sentimentos.
O diagnóstico é clínico e varia de pessoa para pessoa. Algumas apresentam de um a dois sintomas, nem sempre ela ficará de cama.
Os principais sintomas podem ser: tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio, sentimentos de culpa , inutilidade e desamparo, perda de interesse ou prazer, insônia , despertar matinal precoce, sonolência excessiva, perda de apetite e / ou peso, excesso de apetite e ganho de peso, diminuição da energia , fadiga, idéias de morte ou suicídio, inquietação , irritabilidade, dificuldade para concentrar-se e decidir, sintomas físicos persistentes sem diagnóstico

O diagnóstico é essencialmente clínico. O médico suspeita de depressão quando o paciente apresenta quatro ou cinco clássicos clássicos que persistem por semanas. Não há nenhum exame que aponte a depressão, mas o especialista pode pedir testes para afastar doenças como o hipotiroidismo que, sabidamente, pode levar a quadros depressivos. Infelizmente, muitos pacientes ainda custam a reconhecer que precisam de ajuda e muitos médicos ainda acham que a depressão é uma mera consequência de algum outro problema da pessoa. 

Fonte: Revista Saúde

  

Sugiro que se você não está se sentindo bem, se sente sempre triste, desanimado (a), procure um médico. 



Um comentário:

  1. Eu comecei a ter esses sintomas e já comecei a fazer a terapia, pois acho que depois de muito tempo achando que sou perfeita (ou tentando muito ser) e autosuficente, finalmente reconheci que preciso de ajuda...já fiz uma sessão, espero que a terapia realmente me prove que vale a pena, pois sempre fui muito resistente a esse tipo de ajuda...espero estar enganada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Me ajude a ser melhor!