sexta-feira, 18 de outubro de 2024

80 anos

Meu pai completou 80 anos e eu estou achando tudo muito louco!!!!

É muito interessante acompanhar o envelhecimento dos pais sabe?

E muito gratificante também. 

Meu pai realmente tem 80 anos. Ele não faz questão alguma de parecer mais jovem. E também não tem lá muitas manias de velho. Até tem, mas ele não faz questão também de ser tratado como se tivesse 80 anos.

Esta mistura de ser velho e não ser, traz um conforto para nós, filhos, que estamos ali engajados para que tanto ele, quanto mamãe, tenham qualidade de vida, principalmente mental.

E enquanto ajudava na organização da festa que ele tanto queria, um filme passou pela minha cabeça.

Estou na família há 37 anos, ou seja, papai tinha até bigode preto ainda. Era mais magro, mais enérgico e com muito menos paciência.

Acompanhá-lo nestes 37 anos tem sido um aprendizado. Pois papai é de poucas palavras, muito mais de ação e desta forma as coisas acontecem sem alarde, tanto na rotina dele, quanto na nossa.

Tenho várias lembranças muito boas dele, em minha infância, embora sempre um pai mais contido. Hoje, a gente demonstra muito mais afeto do que há 15 anos. 

O tempo o melhorou, claro, porque ele é muito mais presente, vez ou outra se abre mais e é possível entendê-lo de forma mais clara. 

Agradeço muito a Deus por poder ser sua filha. Por poder ter aprendido com ele o valor do comprar à vista porque o que não pode ser comprado à vista não é necessário. Aprender a economizar luz, água e tantas outras coisas. A economizar palavras, principalmente. 

Graças a papai, seu trabalho e sua bondade, conheci Moscou. Aliás, foi em Moscou que eu entendi muito da personalidade forte e marcante deste homem admirável que eu peço a Deus que conserve em saúde e sossego. 


Que xou da Xuxa é esse?

Apesar do meme estar esfriando, finalmente, estou há dias lembrando de algo muito importante de minha infância feliz: o dia em que fui ao Show da Xuxa em Buenos Aires, há zilhões de anos luz. 

Não me lembro de muita coisa, apesar de ser a pessoa que mais lembra coisas do passado, mas me lembro de vários detalhes muito significativos:

1) Lembro da fila para entrar no estúdio.

2) Eu começara a usar óculos e naquela época eles eram muito frágeis, então que a recomendação oficial de mamãe era que eu não poderia quebrar mais um, já que 2 já tinham sido destruídos: um meu pai sentou em cima e o outro eu deixei em algum lugar aleatório. Decidi deixá-lo com a mãe de uma colega que estava responsável pela gente.

3) Mamãe não quis ir. Lembro que foi cansativo. Ficamos lá o dia inteiro na gravação do programa.

4) Participei de uma brincadeira, mas era de correr e eu odiei. E perdi, claro.

5) Em algum determinado ponto, subi a escada da nave e no cantinho esquerdo tinha uma porta. Eu ia entrando quando alguém muito simpático (a), sqn, mandou eu descer. Desci e até hoje me arrependo de ter ido devagar. Por que simplesmente não entrei com tudo?

6) Estava por ali por perto, Xuxa no centro, as Paquitas segurando a gente para não invadirmos e eu passo por baixo de uma mão e sim: ganhei um beijo da Xuxa.

7) Em casa, exausta e feliz, comentei com mamãe que não ia banhar porque a Xuxa tinha me dado um beijo. Bem, por pouco eu não ganho um beijo na outra bochecha com a sandália de Mainha.

Que eu fui uma criança feliz, sempre soube, mas este dia eu nunca esquecerei. E é uma alegria acompanhar a Xuxa até hoje e eu tenho absoluto fascínio pela maneira como ela construiu a carreira de sucesso dela. Uma mulher que inspira, com certeza.