terça-feira, 26 de março de 2024

Dos 11 aos 20.

Falar de mim nesta fase é lembrar de Moscou imediatamente. 

Em junho ou julho de 1995, recebemos a notícia de que iríamos morar na Rússia. Não fazia ideia onde ficava e perguntei ao meu vizinho, que era professor na escola que eu estudava, que me disse que a gente ia morrer congelados. E claro que até o dia da viagem, eu só pensava nisso. 

A chegada foi tensa, e muito fria. Fazia 0 grau. Antes da aterrissagem, o trem de pouso não abaixava, então que nossas primeiras horas foram sem entender nada, porque o voo era em alemão e russo e a gente ficava perguntando para nossos amigos o que estava acontecendo e eles só diziam que estava tudo bem.

Essa lembrança me fez entender que seguimos nesta tensão durante os 4 anos seguintes. Foram anos bons, claro, mas desde o começo sofrido. 

Chegamos em uma segunda-feira e na outra eu já estava na escola sofrendo bullying, que eu tratei de resolver logo, dando um murro na cara de um colega e quase criando um incidente diplomático. 

Mas falar de Moscou merece um capítulo a parte. 

Voltando de Moscou eu tinha 15 anos e era uma adolescente rebelde, sem nenhum motivo, porque eu sempre tive de tudo, do bom e do melhor. Passava horas escrevendo em meu diário, ouvindo música e lendo. Continuava não sendo uma boa aluna, mas já demonstrava interesse em apresentação de trabalhos, o que sugeria que eu seria de fato uma boa jornalista. 

Passei minha adolescência inteira me preparando para a UNB. Nunca consegui passar. Era eliminada na redação. 

Comecei a trabalhar uma semana depois que completei 18 anos e fiz uma festa inesquecível, pelo bom e pelo ruim. O DJ da festa morreu em um acidente de carro 2 meses depois. 

Até os 20 anos fui expressamente namoradeira. Zero critério. Comigo não tinha isso de ser bonito. Eu não tinha muito com o que me basear, porque não fui uma adolescente de frequentar festinhas. Acho que fui em 3 festas oficialmente até os 20. E as vezes que tentei ir em alguma boate, em casa era um Deus nos acuda. 

Fui muito religiosa nesta fase. Fazia parte de encontros de jovens, ia a missa 2 vezes na semana mais aos domingos e todo meu núcleo era composto pelos jovens carolas. 

Destes anos de minha vida, só sinto falta mesmo dos 4 anos em Moscou. Tanto que todas as minhas boas lembranças são de ter conhecido um tantão de coisas legais: Praça Vermelha, Teatro Bolshoi, todos os museus de todos os escritores famosos russos. Lembro com carinho que de uma garota que não lia nem gibi da Turma da Mônica, passei a ler clássicos em russo como Ana Karenina e Guerra e Paz. 

Não fui uma adolescente feliz. Mas também não fui infeliz. Acho que apenas atravessei esta fase terrível sem me desesperar. Eu tinha para mim que a vida adulta seria maravilhosa. Mas a verdade é que dos pequenos traumas que eu ia guardando embaixo do tapete, surgiu uma mulher com sequelas que são trabalhadas até o dia de hoje. 

Mas eu agradeço muito cada dor, porque eles me fortaleceram para enfrentar os próximos 20 anos de minha vida.